Gestão Cultural é tema de livro publicado por Professor do Decom

Imagem: divulgação

Uma publicação conjunta que tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de Comunicação, Cultura e Arte, por meio de projeto e/ou da realização de eventos culturais e artísticos, foi lançada por professores e produtores culturais. O livro Gestão e Produção Cultural – 2 Ed. Revisada e Ampliada, de autoria dos professores Jones Machado (Decom), Flavi Ferreira Lisboa Filho (DCC), Fabiana Pereira (Unifra), Darciele Marques Menezes e da relações-públicas e produtora cultural Rose Carneiro Carabajal aborda diferentes aspectos inerentes à gestão e à produção cultural.

A obra inicia com um glossário cultural, com o intuito de esclarecer o uso de algumas terminologias, e avança para a legislação vigente na área cultural, em especial a do Governo Federal, discorrendo sobre o Ministério da Cultura, o Plano Nacional de Cultura e os programas culturais. Também discute a Lei Rouanet, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei do Audiovisual, comentando seus principais artigos, além da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e do Fundo de Apoio à Cultura. Ainda, são trazidas informações sobre as principais fontes de fomento, tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada, e de empresas de economia mista, exemplificando a partir de editais.

Para que os agentes culturais consigam apresentar projetos culturais, um capítulo é dedicado para tratar especificamente do tema. Aborda-se desde o surgimento das primeiras ideias, que podem ser compiladas num briefing, à escrita formal de um projeto, com todas as suas etapas. Para facilitar aos (futuros) gestores, o livro traz dicas para a elaboração de alguns documentos, como: carta de patrocínio/apoio, convite, ofício, memorando, requerimento, ata, declaração, certificado etc. Outro aspecto relevante é a prestação de contas, tratada na publicação a partir dos relatórios físico e financeiro e a comprovação das despesas.

Diante de muitas situações já enfrentadas pelos autores, o livro traz um capítulo com algumas noções auxiliares à produção cultural. Assim, são disponibilizados conhecimentos básicos sobre assessoria de divulgação, fotografia, produção gráfica e de espetáculo e direção.

Para a elaboração deste livro, foi unido o conhecimento acadêmico ao know-how de profissionais atuantes no meio cultural, aproximando academia e mercado, na perspectiva de sanar lacunas encontradas no que diz respeito à bibliografia da área. A referida publicação pode ser adquirida pelo site da Editora Appris.

Sobre Bianca Sichelero