Professora do DECOM desenvolve pesquisa de doutorado em Moçambique

Fotos: Izzy Gome

Uma parceria formada entre a universidade e Moçambique por meio de um Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), com coordenação da docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM), Profa. Dra. Rosane Rosa, a doutoranda Vera Martins, está colocando em prática as atividades do projeto “Educomunicação intercultural para inclusão social”. Vera, que também é professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM (Frederico Westphalen),  ainda está na universidade africana para realizar seu doutorado-sanduíche, iniciado em agosto deste ano até 2018.
Desde que chegou ao país, a doutoranda apresentou seu projeto de tese “Um quentinho no peito: descolonização de afetos e a potência política das mulheres mobilizadas em redes no Brasil e em Moçambique” durante as Jornadas Científicas da UP, que têm o objetivo de socializar as pesquisas desenvolvidas na universidade. Também foi uma das palestrantes no seminário “Diversidade e Cidadania: gênero- perspectivas da luta por igualdade de direitos das mulheres”, no qual apresentou um pouco da história dos movimentos de mulheres no Brasil, contextualizando a inserção dos conceitos de feminismo e gênero como estratégia de lutas e reivindicações. Os estudantes da UP também participaram da atividade, com a apresentação de uma peça de teatro sobre a condição das mulheres em Moçambique. O seminário, idealizado pelas das professoras Cecília Xavier e Mery António (UP) e pelos intercambistas Aline Gama e Gustavo Molina (USP/SP), foi encerrado com uma roda de conversa sobre a realidade nos dois países. Para Vera, “criar espaços para dialogar sobre a condição das mulheres na sociedade é fundamental, no Brasil e em Moçambique. Embora cada país tenha seus desafios específicos em relação ao tema, ambos tem um longo caminho a percorrer para promover e garantir uma vida justa para suas mulheres,”.

Fonte: Programa de Pós Graduação em Comunicação – UFSM

Sobre Bianca Sichelero