II Simpósio Internacional de Comunicação tem data e tema definidos para 2018

O Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen e a Comissão Organizadora têm a honra de convidar pesquisadores docentes, discentes e profissionais da área de Comunicação para a segunda edição do SIC – Simpósio Internacional de Comunicação. Conferências, Mesas Redondas e Grupos de Trabalho debaterão os atuais processos de comunicação reunidos sob o tema “Alteridade e práticas sociais“.

GTS – GRUPOS DE TRABALHO

GT 1 – Comunicação e processos socioculturais
GT 2 – Comunicação, linguagens e narrativas
GT 3 – Comunicação e organizações
GT 4 – Comunicação, interações e tecnologias

EMENTAS

GT 1 – Comunicação e processos socioculturais
O caráter heterogêneo das sociedades humanas gera culturas plurais, formas de comunicação diversas e com linguagens distintas. Nesse sentido, é preciso considerar os contextos em que os processos de comunicação estão inseridos, pois um mesmo dispositivo tecnológico pode apresentar usos múltiplos e diversificados. Da mesma forma, é necessário observar a dimensão coletiva da mídia (acesso às mensagens por uma pluralidade de indivíduos – acesso ao dispositivo e ao sentido como dimensões diferentes). O GT tem como objetivo refletir sobre os inúmeros entrecruzamentos entre dispositivos técnicos midiáticos, campos e atores sociais, meios de comunicação social e sociedade.

GT 2 – Comunicação, Linguagens e Narrativas
Parte-se do entendimento da comunicação enquanto processo de produção de discursos, acontecimentos e narrativas, produzindo um sistema complexo de relações entre língua, história e sujeitos. Trata-se de observar que os discursos midiáticos são configurados por categorias pré-noticiosas e pelas condições de produção: o trabalho das formações imaginárias, ideológicas e discursivas. O GT se interessa por estudos que abordem as teorias do jornalismo e da linguagem, os métodos de pesquisa, os impactos das tecnologias e as tendências que orientam os processos discursivos nas sociedades contemporâneas.

GT 3 – Comunicação e Organizações
Por meio de diferentes abordagens teóricas e metodológicas, busca-se compreender as organizações como sistemas de comunicação, atentando para a reflexão das relações entre comunicação, processos e práticas organizacionais. Nesse sentido, observa-se a comunicação como uma prática fundamental para o desenvolvimento das organizações imersas em seu contexto social, político e econômico. O GT acolhe propostas que se interessem pela problemática das práticas comunicacionais em contextos organizacionais, como os processos de relacionamento entre públicos, organizações e meios de comunicação.

GT 4 – Comunicação, interações e tecnologias
A comunicação digital, vista como artefato cultural, possibilita e potencializa a inter-relação entre os diversos grupos humanos, oferecendo e construindo canais de interação, debate e construção de significações e representações entre os grupos sociais. O GT busca discutir as relações resultantes da presença das mídias e redes digitais nos diversos âmbitos das sociedades contemporâneas.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas de Iniciação Científica e profissionais poderão submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com a ementa de um dos GTs do evento.

Os interessados deverão submeter resumo expandido, que será avaliado por um Comitê Científico constituído por pesquisadores que investigam problemáticas contempladas pelos GTs.

Cada participante poderá apresentar apenas um trabalho como primeiro autor e um trabalho em coautoria. O mesmo trabalho não poderá ser submetido em mais de um GT.

Todos os autores do trabalho deverão realizar a inscrição no evento após a divulgação dos aceites, que será feita via e-mail indicado pelo(s) autor(es).

Resumos

Os resumos expandidos deverão ter, no mínimo 3.000 e, no máximo, 4.000 caracteres (com espaços), digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas. O recuo da primeira linha de parágrafo deverá ser de 1,25cm. Os autores deverão explicitar o problema investigado, os objetivos, as perspectivas teóricas trabalhadas, os procedimentos metodológicos e apresentar uma síntese dos resultados obtidos ou almejados.

Os resumos expandidos devem ser remetidos em formato .doc, .docx ou .rtf simultaneamente para os endereços sicgts@ufsm.br e sic@ufsm.br.

DATAS IMPORTANTES

Envio de resumos expandidos: 8 de junho de 2018
Envio das cartas de aceite: 22 de junho de 2018
Realização do SIC: 22, 23 e 24 de agosto de 2018

*PESQUISADORES CONVIDADOS, VALORES E DEMAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES SERÃO DIVULGADOS EM BREVE

CONTATOS
E-mail: sic@ufsm.br
DECOM – Departamento de Ciências da Comunicação UFSM Campus Frederico Westphalen
Fone: (55) 3744-0600
Endereço: Linha 7 de Setembro, s/n, Caixa Postal 54
CEP: 98.400-000
Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul – Brasil

 

COMISSÃO ORGANIZADORA SIC/2018.

Sobre Jones Machado