Professora do Decom ministra oficina e palestra no Maranhão

Profª Janaína na Oficina de Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual em Recife. Foto: Suzi Belarmino.

O curso de Jornalismo do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom), após ganhar visibilidade no atendimento ao/à aluno/a cego/a, tem recebido convites para ministrar cursos e dividir experiências sobre comunicação e acessibilidade.  

A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Estado do
Maranhão, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e o Departamento de Comunicação Social da UFMA convidaram a professora Dra. Janaína Gomes, adjunta do Decom, para ministrar a “Oficina de Fotografia Inclusiva: da selfie ao plano geral”, no período de 16 a 19 de abril de 2018, em São Luís (MA), com o objetivo de levar às
pessoas com deficiência visual uma nova perspectiva sobre a fotografia, de modo que possam experimentar, sensorial e conceitualmente, o que é a fotografia e realizar seus primeiros registros fotográficos.

Além disso, no dia 19 de abril, a Profa. Janaína irá proferir a palestra intitulada: “O ensino de fotografia no processo de aprendizagem do aluno com deficiência visual”, com o objetivo de partilhar conhecimentos adquiridos nas áreas de Fotojornalismo e Educação
Inclusiva, contemplando a adaptação de material didático, métodos de ensino,
instrumentos de avaliação e os direitos da pessoa com deficiência. Todas as atividades
serão realizada nas UFMA e são gratuitas.

Janaína tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Científica e Prospecção Tecnológica e atua, desde 2012, nas áreas de fotografia, fotojornalismo, fotografia e acessibilidade, acessibilidade em mídias digitais, gestão da informação e educomunicação.

Sobre Kássia Lutz

Estudante de Relações Públicas na UFSM-FW. Bolsista da Agência de Comunicação.