Professor do Decom realiza pesquisa de pós-doutorado sobre potências do jornalismo narrativo na América Latina

 

O professor Reges Schwaab, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen, realiza até fevereiro de 2019 sua estância de pós-doutorado na Universidad de Antioquia, em Medellín – Colômbia. A pesquisa, dedicada a pensar potências do jornalismo narrativo na América Latina, debate aproximações entre a reportagem e a crônica jornalística desenvolvida em diferentes países do centro e do sul continente, além de tensionar diálogos sobre a compreensão de produções do jornalismo brasileiro nesse cenário, tendo especialmente a alteridade e o reconhecimento do outro como eixos de reflexão.

Na Colômbia, a investigação tem supervisão do professor Raúl Hernando Osório Vargas, da Facultad de Comunicaciones da UdeA. O projeto “Nosso lugar (in)comum: o jornalismo narrativo como potência epistemológica no cenário latino-americano” foi iniciado em março deste ano. Além de uma ampla pesquisa bibliográfica, a agenda de atividades prevê momentos de interação com grupos de pesquisa, diálogo com estudantes da graduação e mestrado e uma série de entrevistas com jornalistas e pesquisadores do tema.

O período na Colômbia servirá também para projetar ações de colaboração científica entre a Facultad de Comunicaciones da UdeA, o  Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM, no qual o professor também atua.

Sobre Kássia Lutz

Estudante de Relações Públicas na UFSM-FW. Bolsista da Agência de Comunicação.