UFSM/FW e escola de ensino médio: parceiros de leitura e escrita

Resumo

O presente Projeto de extensão tem como objetivo contribuir para a formação do aluno concluinte do ensino médio no que se refere às habilidades de leitura e escrita e, consequentemente, instrumentalizá-lo para o ingresso ao ensino superior, por meio de oficinas de práticas que promovam o diálogo entre as linguagens e suas várias formas de manifestação na leitura e na escrita. A proposta justifica-se pela importância da leitura e da escrita na participação social e a evidência de que o espaço acadêmico está cada vez mais exigente no que se refere à prática do conhecimento e, por isso, privilegia aqueles que dominam a leitura e a escrita. Considerando a preocupação da Universidade com a formação dos acadêmicos e levando em conta a dissonância no processo de leitura e escrita dos alunos, surgiu a necessidade deste Projeto. O auxílio no processo de aplicação e monitoria das oficinas terá a contribuição dos acadêmicos dos cursos de graduação -Jornalismo e Relações Públicas. A execução do Projeto, bem como o cumprimento dos objetivos propostos, pressupõe a realização de oficinas na escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli. Como resultado, o projeto pretende aumentar o índice de aprendizagem voltado para a maior proximidade com a leitura, melhorando a escrita, por meio de maior familiaridade com textos de diferentes gêneros, principalmente no texto dissertativo, fato que resultará também no melhor desempenho do aluno no ENEM, chegando à universidade com maior qualificação para ler, interpretar e produzir textos acadêmicos.

Coordenação

Márcia Boabaid – Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do curso de Jornalismo da UFSM/FW.

Sobre o autor