Profissão: Blogueira de moda

Blogueira Gabi Meyer mostrando sua coleção. Créditos: Igor Morandi

Elas são jovens, recém-formadas e já faturam até 100.000 reais divulgando looks, informando tendências e fazendo aparições em eventos. O antes sonho hoje é profissão. Nos anos recentes, blogs têm tido um grande impacto na comunidade fashion. Usando a internet para construir suas próprias plataformas e atrair audiência, blogueiras têm ajudado a tornar a antes fechada indústria modal em uma conversa global muito mais dinâmica e democrática, ganhando centenas de fãs e um bom salário no processo.

O street style (estilo de rua) começou na Europa, com o estouro das câmeras digitais nos anos 90. Com isso, as fotos de moda deixaram de ser clicadas apenas em eventos e estúdios e começaram a ser tiradas na rua, com pessoas comuns que atraíam os olhares de quem estivesse com câmeras. Assim, também se iniciou uma nova onda de fotógrafos especializados nesse tipo de segmento. Em 2005, surgiu o primeiro blog desse meio, o Street Fashion FaceHunter. Um ano depois, o CobraSnake se repaginou postando looks de anônimos em festas.

Essa popularização chamou a atenção de meninas estilosas ao redor do mundo, que decidiram não esperar para serem notadas e postaram suas próprias fotos utilizando suas mídias sociais.

Em 2006, Susanna Lau, 33 anos, Reino Unido, começou a clicar seus looks e a postá-los em seu blog pessoal, o Style Bubble, hoje com mais de 300.000 visualizações por mês. Lau é considerada pioneira no mundo dos bloggers e hoje tem contratos milionários com estilistas e grandes marcas.

Print do blog de Susanna Lau, Style Bubble – Foto: Igor Morandi e Emily Calderaro

Pouco tempo depois, outras blogueiras apareceram e desapareceram, mas uma se destacou. Chiara Ferragni, 29 anos, é vista por muitos como a fashion blogger mais bem-sucedida e mais influente dos tempos atuais. A italiana começou seu blog The Blond Salad em outubro de 2009. Em 2011, ele foi apresentado pela revista New York como um dos maiores surgimentos do street style.

Nesse mesmo ano, aqui no Brasil, Camila Coutinho começou seu legado. Seu blog Garotas Estupidas (GE) é tido como o primeiro blog de moda do Brasil e foi eleito, em 2013, como o quarto blog de moda mais influente do mundo. Ganhou destaque a pernambucana de 29 anos, designer por formação. Em seu blog, ela conta que criou o GE em uma noite de “surto criativo e insônia”. Caso de insônia lucrativo, seu site está hoje no sétimo lugar no ranking dos 99 blogs de moda do mundo, de acordo com signature9.com, site de notícias voltado para lifestyle e voga.

Meninos in Vogue

No ano de 2016, apenas um blogueiro se fez presente no ranking de 20 bloggers mais influentes divulgado pelo site fashionista.com, o filipino Bryan Grey Yambao, 35 anos, conhecido nas suas redes sociais por Bryanboy. Ele já foi um dos jurados do America’s Next Top Model e tem parceria com grandes marcas como Ralph Lauren, Valentino e Gucci. A presença masculina nessa tendência ainda é pequena, mas com nomes importantes como Yambao se prevê um crescimento contínuo.

Representatividade gaúcha

No Rio Grande do Sul, o site StealTheLook (STL), criado por Catharina Dieterich, 27 e Manuela Bordash, 27, ambas porto-alegrenses, preza por mulheres que almejam expressar sua personalidade, através de uma moda acessível e democrática, como elas mesmas contam em seu blog. Atualizado diariamente, o STL conta com mais de dois milhões de visitas mensais, apresentando conteúdo comprável no Brasil.

Blogueira Gabi Meyer mostrando sua coleção – Foto: Igor Morandi

Mas nem tudo são flores, como a blogueira de Frederico Westphalen – RS, Letícia Andrighe Colombo, nos contou em entrevista. O começo dessa profissão é complicada e, muitas vezes, nem é considerada como um trabalho. O fato de morar em uma cidade interiorana a deixou receosa, mas ela está feliz atualmente com a aceitação que recebe e acredita que o mercado tem se aberto para o novo trabalho e forma de marketing. Letícia se considera uma influenciadora e gosta de mostrar e criar tendências. Sobre o futuro da profissão, ela diz que apenas quer exercer algo que lhe faça feliz e que tem o sonho de produzir moda bonita e barata.
Blogueira desde outubro de 2016, a frederiquense Gabriella Meyer de 23 anos, fez parceria com uma clínica de estética da região e posta
reviews dos procedimentos em seu blog (Gabi Meyer), além dos posts sobre moda e looks do dia. Tudo isso intercalado com sua própria marca de camisetas, negócio esse que já tem um ano. Apesar de nova no ramo, a também empresária diz estar animada com o futuro da profissão, pois acredita que ela só tem a crescer mesmo que seja necessária adaptação.

Mas como as blogueiras ganham dinheiro já que o conteúdo do blog é público e gratuito?

Com essa popularização, grandes marcas viram uma oportunidade publicitária eficiente, o consumidor vai até o que lhe interessa e não o contrário.

Com posts publicitários, aparições pagas em eventos e contratos com marcas de roupa e beleza, as influenciadoras digitais faturam muito. Os valores não são citados, mas sabe-se que as blogueiras mais famosas cobram, em média, cinco mil por post no Facebook, quatro mil no Instagram e seis no Youtube.

A visão do estilista

Estilista Everton Moreira vestindo sua produção – Foto: Filipe Rodrigues

O estilista, vitrinista e modelista de São Paulo, Everton Moreira, 37 anos, trabalha com moda há 15 anos e é autodidata. Para Moreira, os bloggers vieram a democratizar a moda, porém com o surgimento de mídias como o Instagram se gerou certa distorção no propósito da profissão, pois deixaram de produzir conteúdo sólido por likes. O estilista ressalta que as matérias publicadas pelos blogueiros, muitas vezes, são superficiais, já que a seleção de informações é difundida pelos críticos e jornalistas de moda e não por eles mesmos. Também empresário, Everton lançou em dezembro de 2015 sua marca de roupas sem gênero. Por fim, o stylist disse que futuramente acredita que se trabalhem os valores e isso mudará todo o setor modista. “Nós somos uma cadeia e cada parte é importante para nosso sucesso. A popularização não é da moda em si, e sim do consumo inconsciente”.

 

Igor Morandi
Emily Calderaro

Redação Jornalística II

2 comentários a "Profissão: Blogueira de moda"

  1. geraldo americo calderaro | 28 de Março de 2017 às 13:55 | Responder

    Por acreditar , sonhar , focar e executar voce esta realizando, continue, dê sentido, comemore filha , parabéns .

  2. Elma Maria Pereira Calderaro Calderaro | 4 de Abril de 2017 às 21:31 | Responder

    Amei a reportagem, me deu a oportunidade de saber um pouco sobre a profissão, parabéns.

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