Manual da Comissão de TCC

Este manual explica como preparar a documentação para gerenciamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Destina-se aos professores que fazem parte da Comissão de TCC do curso de Jornalismo da UFSM/Frederico Westphalen.

O principal documento de gerenciamento do TCC é a planilha TCC_planilha_universal com os seguintes dados na tabela TCC1:

• Nomes do aluno
  • Título do trabalho
  • Palavras-chave
  • Resumo
  • Tratamento do orientador (“o professor/a professora”)
  • Nome do orientador
  • Tratamento do avaliador 1
  • Nome do avaliador 1
  • Tratamento do avaliador 2
  • Nome do avaliador 2
  • Data da banca
  • Hora da banca
  • Sala da banca

A tabela TCC 2 da planilha tem os mesmos campos, mas no  campo Nomes haverá uma lista de todos os integrantes de cada grupo separados por vírgula.

É nesta planilha que devem ser registrados todos os dados referentes aos TCCs.

Esta planilha será usada para gerar, pelo recurso de “mala direta” (mail merge) do LibreOffice, os seguintes documentos:

Todos estes documentos estão lincados à planilha. Portanto, não poderá haver mudança de nome de arquivo, nome de tabelas ou nome das colunas (campos do banco de dados), ou o linque será perdido.

Relincando documentos à planilha

Ao se copiar os documentos e a planilha para um novo computador, a planilha deve ser registrada novamente como um banco de dados do LibreOffice. Clica-se duas vezes no primeiro campo de dados de qualquer documento (<Tratamento>, por exemplo). Se abrirá a janela de diálogo do LibreOffice:

Janela de registro de banco de dados do LibreOffice

Clica-se em “Procurar”, escolhe-se o arquivo de planilha, carrega-se e escolhe-se, nesta planilha, o campo desejado. No exemplo, é o campo “Tratamento”.

Com isto, a planilha é registrada como banco de dados para qualquer documento LibreOffice. Isto é feito apenas uma vez. A partir daí, todos os documentos restantes reconhecerão a planilha como fonte dos dados.

Geração dos documentos

Uma vez atualizado o texto de cada documento (mudança de datas, nome do coordenador, chefe de departamento, por exemplo), os documentos-modelo devem ser “impressos”. Na verdade, eles não serão impressos nesse momento. O LibreOffice emitirá um aviso de que há campos de banco de dados. Responda “Sim”:

Impressão de mala direta no Libreoffice

Aparecerá a janela de opções de impressão de “carta-formulário”:

Diálogo de impressão de mala direta do LibreOffice

Para propósitos de revisão, é mais adequado, em vez de imprimir, gerar um novo documento do LibreOffice com os campos do banco de dados mesclados com o modelo. Depois, a partir deste documento mesclado, gera-se um PDF que será, finalmente, impresso.

Sobre o autor

Professor de Jornalismo Impresso e de tecnologias de comunicação digital da UFSM. Designer de jornais, mestre em Comunicação (Unisinos, 2003), doutor em Design (UFRGS, 2023).