A intoxicação de 18 funcionários do CIGRES

A intoxicação de 18 funcionários do CIGRES

19 de julho de 2018 irá ficar marcado na história do CIGRES. Funcionários do primeiro turno do CIGRES chegaram como sempre no horário normal e começaram a separação. Mais um dia de muito lixo e descaso por parte da população. No turno da manhã chega um caminhão com mais resíduos para serem separados, e quando o lixo é despejado na esteira de separação deu iniciou ao maior acidente de trabalho da história do CIGRES.

A imprudência gerada por pessoas muitas vezes ocorre por não saberem o que estão fazendo ou por não terem informações e até pela ignorância. Esses são um dos grandes fatores que acarretam ainda mais o problema do lixo no mundo. Apesar de todas campanhas e projetos a favor do meio ambiente e da construção de um mundo cada vez mais sustentável, a população ainda sofre pela falta de informações básicas e estruturas muitas vezes no próprio município. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a produção de lixo no mundo deve aumentar de 1,3 bilhões para 2,2 bilhões de toneladas até 2025. Segundo especialistas da entidade, o descarte correto de materiais é imprescindível para um desenvolvimento sustentável.

Assim como no CIGRES, a imprudência de despejar materiais em locais errados geram problemas graves para quem depois tem o serviço de separá-los, dando uma vida mais longa a esses materiais e ajudando o meio ambiente, além de poder prejudicar os funcionários com materiais tóxicos e até com materiais separados de forma errada, como o vidro, por exemplo.

Conheça a rotina de um funcionário do CIGRES

Apesar de muitas vezes os municípios acarretarem de suporte e investimentos para a redução do lixo produzido, simples ações feitas em casa resultam em melhorias que não serão sentidas somente agora, mas com certeza no futuro também.  Esse é um dos objetivos da Agenda 2030 da ONU , com 17 objetivos de transformar o mundo, entre eles o objetivo 6 que inclui também:  Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

Alguns países, como a Alemanha por exemplo, que é líder mundial em tecnologias e políticas de resíduos sólidos e possui os índices de reaproveitamento mais elevados do mundo, busca até o final desta década alcançar a recuperação completa e de alta qualidade dos resíduos sólidos urbanos, zerando a necessidade de envio aos aterros sanitários, hoje com o índice menor que 1%.

Embora o Brasil ainda não está no mesmo patamar da Alemanha na questão lixo, empresas como o CIGRES no Rio Grande do Sul e outras pelo país inteiro buscam melhorias através da reciclagem e reaproveitamentos de materiais que já foram descartados. Porém, na busca de um mundo cada vez mais sustentável e autossuficiente ainda há barreiras, que somente serão quebradas com o tempo e com a conscientização de todos. Tudo começa dentro de nossas casas. Ajude o planeta.  

Conclusão dos autores:

Para muitos falar ou escrever sobre o lixo pode ser algo repetitivo, porém muitos não sabem e não tem a consciência ainda do que isto representa para o planeta. Concluímos e percebemos, somente após a realização deste projeto a após várias visitas ao CIGRES, conversa com funcionários e coordenação a importância que temos na construção de um mundo sustentável. Conhecendo como tudo funciona, agregamos ainda mais importância no que diz respeito a consciência do lixo e a sua destinação correta. Também, a relevância de se dar voz e visibilidade as pessoas que trabalham com o lixo, pois são elas que depois do trabalho realizado em nossas casas, destinam o futuro de cada resíduo.

Autores: Augusto Streck, Bruna Tomaselli e Maicon Ferreira

José Antonio Meira da Rocha

Professor de Jornalismos de Dados e disciplinas da área de Comunicação digital na UFSM/FW.

Deixe sua mensagem