Acadêmicos e professores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas Multimídia da UFSM/CESNORS participam ontem à tarde da palestra “Pesquisa e Extensão na Comunicação Social”, ministrada por Janderle Rabaiolli, professor de Publicidade e Propaganda da UFSM e coordenador da FACOS Agência. A palestra fez parte da programação da 1ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM/CESNORS e foi realizada nas na sala 20 do Bloco 1 do campus de Frederico Westphalen.
Janderle apresentou basicamente a experiência da FACOS Agência, relatando algumas das diversas experiências vividas pela mesma, desde a concepção do projeto, passando pela execução e finalizando num feedback com os clientes e com o público.
Uma das experiências que mais acrescentou para a FACOS Agência foi a campanha da Feira do Livro. Através do lema ‘Deixe a Leitura Entrar na sua História’, a proposta era fazer uma crítica à falta de leitura. “Pegamos alguns livros e, após estudos, foram criados alguns personagens, como o ‘Frodo’ do ‘Senhor dos Anéis’, que virou o ‘Senhor dos Canais’, porque não conseguia sair da frente da TV. A repercussão foi grande nos diversos meios de comunicação, o Jornal do Almoço (da RBS) disponibilizou 3 minutos de sua programação para ‘baixar o pau’ nos cursos de Comunicação Social da UFSM”, destaca Janderle. O respaldo da campanha foi devidamente monitorado, permitindo que os acadêmicos da agência participassem desde a montagem e divulgação de uma campanha até a condução e monitoramento desta.
Para os acadêmicos em geral, a palestra veio ao encontro da proposta de trabalho que está sendo desenvolvida aqui em Frederico Westphalen. Para estes, Rabaiolli deixa um recado: “atuem em todas as áreas, experimentem de tudo, depois decidam o que fazer, que área seguir, nem que seja pra dizer ‘eu não quero’, mas experimentem, hoje muitos profissionais conseguem transitar entre os campos do mercado de trabalho e da pesquisa”, argumenta ele.
“A FACOS Agência é um projeto, um curso precisa dar a mão um para os demais cursos. O pessoal de Relações Públicas consegue resolver ‘os pepinos’, quando passamos por uma crise em algum ambiente. O Jornalismo faz aquela cobertura que a gente não sabe fazer e é super importante. A Publicidade consegue, no momento que tem que ser mais ‘genial’, essa é a função deles. E o pessoal da Produção Editorial consegue juntar tudo isso. Essas profissões fazem com que seja possível ter e ver perspectivas no trabalho. A sala de aula é um ótimo lugar de aprender”, finalizou Rabaiolli.
Adilvane Spezia / Da Hora
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