Como se preparar para os demais dias do vestibular

Enfermeira Leni Katrin em entrevista à Agência Da Hora. Foto: Kelin Ponciano.

No primeiro dia de provas (12/12), acadêmicos sentem a pressão do vestibular. Somando-se ao calor de 30ºC e à ansiedade, um candidato passou mal e recebeu atendimento da equipe de enfermagem da Instituição. A equipe no Cesnors é composta pelo técnico em enfermagem Luiz Carlos dos Santos e da enfermeira Leni Katrin, a qual realizou o atendimento. Os sintomas foram dores na cabeça, no estômago e tontura. Após atendimento e orientações, o vestibulando retornou à sala. Segundo a enfermeira, “a pressão arterial está normal, porém o fato do candidato não ter se alimentado antes do deslocamento foi o principal motivo do mal-estar”.

As orientações são beber muita água, realizar todas as refeições, com uma dieta equilibrada com frutas e verduras, ter cuidado com os lanches prontos, frituras e pratos gordurosos. Recomenda-se também tranquilidade, descanso e uma boa noite de sono. Katrin destaca que “gastrintestinais, hipertensão e diarreia são os principais problemas decorrentes da ansiedade do período que antecede as provas”.

A perspectiva é que no último dia do vestibular (quarta-feira) casos como este ocorram com maior frequência, pois será o dia todo de prova, e a temperatura ficará em torno de 24ºC e a umidade relativa do ar, na casa dos 35%. A enfermeira Leni Katrin ressalta que, “se houver necessidade, tem uma ambulância e um médico à disposição”.

 

Adilvane Spezia e Andreia Eckhardt / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora