Na manhã de hoje, muitos estudantes acordaram nervosos com o processo pelo qual teriam que passar. O Vestibular é sempre uma preocupação para quem pensa em fazer uma faculdade. Neste ano, a Universidade Federal de Santa Maria oferece dois métodos de ingresso ao ensino superior: o vestibular único e o vestibular seriado, que veio para substituir o PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior).
Mais de 11.000 estudantes do Ensino Médio realizarão as provas do vestibular seriado durante os dias 12 e 13. Na Escola Estadual Técnica José Cañellas, em Frederico Westphalen, os vestibulandos que acordaram cedo para não perder o Processo Seletivo Seriado 1, tiveram que driblar o sono para responder atentamente as 38 questões da prova.
A prova teve início às 8 horas, quando os portões foram fechados. O PS 1 deste ano, referente à 1◦ série do Ensino Médio, teve como temática a área da Educação Física, a qual foi aplicada às questões de Biologia, Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Química. Diferente do PEIES, o vestibular seriado traz mais oportunidades ao aluno que já participou do processo e não tirou uma boa nota em alguma das provas, porque oferece a possibilidade de refazê-la no ano seguinte. Também é uma boa oportunidade para quem já concluiu o Ensino Médio e quer participar do vestibular seriado.
A estudante Stephanie Dalmolin Berkai, 15, que cursa a 2◦ série do Ensino Médio na Escola Estadual Técnica José Cañellas, acha importante o processo seletivo seriado tanto quanto o processo seletivo único, e por isso não dispensa os estudos desde já: “Acho que deve haver dedicação aos estudos desde agora. Por isso a importância destes processos seriados e até mesmo do PEIES. Para estudar para a prova de hoje, peguei emprestado alguns livros de amigos que fazem cursinho, e me senti segura fazendo a prova pois foram poucas as questões que fiquei em dúvida”. Stephanie, assim como vários colegas, ainda não tem certeza que carreira deseja seguir, está em dúvida se opta por Fisioterapia ou Odontologia.
Num total de 76 concorrentes inscritos para realizarem a prova do vestibular seriado 1 na escola José Cañellas, apenas 6 não compareceram até o horário de fechamento dos portões. Amanhã, o processo seletivo seriado da UFSM continua, com a prova do PS 2, que tem início às 8 horas. Os vestibulandos podem checar o local da prova no site da Coperves. Em parelelo às atividades do vestibular seriado, ocorrem as provas do processo único do vestibular UFSM. Na quarta-feira, das 16 às 18 horas, acontece a etapa de redação para concorrentes do vestibular (processo seletivo único) e PEIES (prova de acompanhamento III).
Isabella Moura / Da Hora

Deixe um comentário