Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2011, a USFM realiza o seu Vestibular 2011. As provas estão sendo realizadas em 22 municípios, 20 destes no Estado do Rio Grande do Sul, acontecendo também nos municípios de Chapecó em Santa Catarina e Cascavel no Paraná. No Cesnors campus de Frederico Westphalen foram 1858 candidatos inscritos. Nas dependências do Escola Estadual Técnica José Cañellas estão sendo realizadas as provas do Peies, no Colégios Agrícola – FW está sendo realizada as provas do Processo Seriado, na estrutura do Cesnors – FW estão sendo realizadas as provas do Processo Seletivo Único. Do total de inscritos no processo seletivo único 161 candidatos não vieram realizar as provas, na equivalência de 21,29% do total de inscritos do Campus Frederico Westphalen.
O primeiro candidato a entrar para realizar a prova é do próprio município, Ana Clara Bertoletti está prestando o vestibular pela 1ª vez a uma Instituição Federal no Curso de Nutrição. Segundo ela “cheguei bem cedo com maior tranquilidade, por isso não estou nervosa”. Os candidatos vieram de diversos lugares desde o Pará até os municípios da região, incluindo candidatos que já são acadêmicos o Cesnors. Estes com diversos propósitos, dentre esses mudar de curso ou transferência para a sede em Santa Maria, dentre esses acadêmicos estão Bianca Cassol, acadêmica de Jornalismo que prestará o vestibular com a finalidade de pedir transferência para o Campus em Santa Maria; Estevan Strucker, prestando vestibular para Agronomia também para o campus em Santa Maria. Há também, Vinícius J. Barth, acadêmico de Engenharia Florestal, prestando vestibular para a sede em Santa Maria, permanecendo no mesmo curso.
As portas se fecharam ás 8 horas, e a partir daí nenhum candidato poderia entrar nos prédios onde estão sendo realizadas as provas. Lucas Pessotto, veio de Taquaraçu do Sul para o vestibular, mas foi informado por seus colegas, que também estão realizando as provas, de que as mesmas iniciariam as 8h30min, quando chegou no local as portas já estavam fechadas e ele não pode realizá-las. Anderson de Oliveira também teve uma surpresa logo pela manhã, ele prestaria o vestibular para Agronomia, mas descobriu que a sua inscrição, que foi realizada por um professor, o dava direito de prestá-lo em Palmeiras das Missões e não no Campus em Frederico Westphalen.
Para muitos vestibulandos, esse dias de provas são de muito nervosismo, mas a maioria deles demonstram tranquilidade perante às provas, Angélica Fritzen, de 17 anos, prestando vestibular pela primeira vez, se inscreveu para o curso de Enfermagem para o campus Palmeiras das Missões, ela diz estar tranquila por ter estudado e se preparado bem para as provas. Claudete Alves, prestando vestibular para o curso de Enfermagem para Santa Maria, diz que esse é seu primeiro vestibular e que estudou muito para o mesmo.
O vestibular continua nos dias 13 e 14 de dezembro para os candidatos que prestam vestibular nos 22 municípios que estão sediando as provas.
Andreia Eckhardt e Adilvane Spezia / Da Hora


Deixe um comentário