Balanço geral do Vestibular 2012 da UFSM em Frederico Westphalen

No CESNORS-FW, 1.858 candidatos prestaram o Vestibular 2011 da UFSM. Foto: Kelin Ponciano.

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2011, a USFM realizou as provas do Vestibular 2011, realizadas em 22 municípios, 20 destes no Estado do Rio Grande do Sul, acontecendo também nos municípios de Chapecó (SC) e Cascavel (PR). O número total de inscritos foi 23.856 candidatos, dentre os quais 1.858 no CESNORS – campus de Frederico Westphalen. As provas no município foram realizadas nas dependências do Escola Estadual Técnica José Cañellas (PEIES), no Colégio Agrícola – CAFW (Processo Seriado) e no próprio CESNORS-FW (Processo Seletivo Único).

Do total de inscritos neste último, 255 candidatos não vieram realizar as provas, o equivalente a 33,73%, enquanto na UFSM como um todo 7.052 estiveram ausentes, uma porcentagem de abstenção de 29,56%. Já no total do PEIES – Programa de Ingresso ao Ensino Superior, o índice acumulado foi de 54,20% de abstenção: de 4.373 candidatos, 2.370 não compareceram. Os candidatos que realizaram as provas estão concorrendo a 3.740 vagas nos cursos de graduação da UFSM, sendo que, destas, 244 são para o CESNORS-FW.

O tema da redação para os vestibulandos do Processo Seletivo Único foi o do “Consumo precoce do álcool”. A proposta trouxe fragmentos de textos de jornais de grande circulação, solicitando ao candidato seu posicionamento referente ao tema. Já o PEIES tratou da “Humanização dos animais de estimação”, em proposição igualmente calcada em fragmentos de textos (6), a partir dos quais o aluno deveria se posicionar.

Como de rotina, sempre há aqueles que, por conta de fatores como nervosismo e ansiedade, acabam esquecendo documentos ou perdendo os horários. No CESNORS-FW, foram 5 os candidatos que não puderam realizar as provas por falta de documentação ou atraso na chegada ao local.

Leila Sales e Claudete Sales Alves, de Tenente Portela, que concorrem a uma vaga no curso de Enfermagem em Palmeira das Missões. Foto: Kelin Ponciano.

Neste ano, o CESNORS-FW recebeu duas candidatas de origem indígena: Leila Sales, de 29 anos, e Claudete Sales Alves, de 25, ambas de Tenente Portela e que concorreram a uma vaga no curso de Enfermagem em Palmeira das Missões. Segundo elas, foi a primeira vez que vieram prestar vestibular, usando o Sistema de Cotas para indígenas.

Os coordenadores do vestibular em Frederico Westphalen foram Maria Regina Roso, no Processo Seletivo Único, e Douglas Müller – vice diretor do Colégio Agrícola – no acompanhamento do antigo PEIES. Para Maria Regina, “foram quatro dias de trabalho intenso para que nada acontecesse de errado, garantindo um bom vestibular a todos os candidatos”.

O diretor do Centro, Genésio da Rosa, avalia o Vestibular como tranquilo. “Tivemos apenas dois casos de atendimento médico”. “O ‘Listão Geral’ dos dados será divulgado entre o Natal e a primeira semana de janeiro de 2012”, conclui o Diretor do Centro.

Os vídeos do Vestibular produzidos pela Agência Da Hora estão disponíveis em http://www.youtube.com/user/agenciadahora, ao passo que as matérias e fotos encontram-se no próprio site da Agência: http://decom.ufsm.br/dahora/.

 

Adilvane Spezia e Andreia Eckhardt / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora