Palestra sobre “Cidades Inteligentes” foi realizada nesta terça na III EATI

O palestrante abordou a possibilidade de uso da robótica nas cidades, em lugar da mão-de-obra. Foto: Daniele Bühring.

O Encontro Anual de Tecnologia da Informação, o III EATI, está sendo realizado nesta semana, dos dias 05 a 09/11, no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). Com o tema “Educação Tecnológica e o Mercado de Trabalho”, o evento oferece nesta terceira edição palestras e minicursos com temas em tecnologias emergentes. O EATI conta com a organização dos professores e Diretório Acadêmico do curso de Sistemas para Internet, com o objetivo de desempenhar atividades relacionadas à pesquisa e extensão.

O tema do evento é um estudo aprimorado do conteúdo passado em sala de aula, que pretende qualificar futuros projetos de pesquisa e extensão. São tecnologias em evidência, ainda não consolidadas, mas que oportunizam um vasto mercado de trabalho. “No II EATI, o tema Python foi amplamente abordado em minicursos e hoje temos alunos trabalhando com Python no mercado de trabalho, inclusive um aluno irá ministrar um minicurso nesta edição sobre Python”, diz Bruno Boniatti organizador do evento.

As palestras e minicursos são presididas por profissionais qualificados na área de Tecnologia e Informação em que participam alunos de várias regiões do Brasil, inclusive alguns deles apresentam trabalhos científicos da área.

Um dos temas abordados ontem no evento foi “Cidades Inteligentes e Internet das coisas”, ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Álvaro, da Universidade Federal de São Carlos. Abordou tecnologias emergentes que possibilitariam a um governo tornar as cidades altamente inteligentes, usando robótica para substituir a mão de obra. “O serviço que um pedreiro teria, por exemplo, era programar seu robô para ele fazer toda a arquitetura e construir através de comandos o que ele desejasse”, diz Alexandre. Também por meio de um aparelho inteligente, hoje já é possível fazer compras de supermercado estando em um ponto de metrô, apenas tocando na imagem do produto.

O EATI também possui um caráter social, na medida em que visa ajudar instituições de caridade de Frederico. O EATI Solidário arrecada, no último dia do evento, doações de alimentos não perecíveis e aparelhos eletrônicos sem uso que possam ser consertados para doação ao Promenor.

 

Daniele Bühring e Tatiane Milani / Da Hora

 

About Agência Da Hora