
O professor Amauri Mendes Pereira foi o palestrante do primeiro dia do Simpósio. Foto: Tatiane Milani.
Aconteceu ontem, dia 20 de novembro, a abertura do II Simpósio de Afrocultura, Literatura e Educação, no auditório da Universidade Regional Integrada – URI, promovido pelo Mestrado em Letras da universidade. O Simpósio terá programação até o dia 22, abordando temas de educação que englobam processos inclusivos e exclusivos, histórias e cultura da diáspora africana e mobilidades migratórias.
O Simpósio propiciará fóruns para analisar e discutir a relação entre literatura, etnicidade e cidadania através das áreas do saber, de forma a dar visibilidade a representações de grupos minorizados pelo poder. O evento contará com minicursos e mesas redondas relacionadas ao tema.
A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Amauri Mendes Pereira (UEZO, RJ), com o tema “Princesa Isabel, Zumbi dos Palmares e a construção historiográfica”. À tarde houve sessões de Comunicação Paralelas e 3 minicursos, e, à noite, mesa redonda com o tema “Minorias em sala de aula”.
Hoje à noite será realizada mesa redonda com os professores Edinara Bisognin, Cássio Tomaim e Caludir Zuchi, com o tema “Quotidiano, Violência e Marginalidade”. A palestra de encerramento tratará dos “Nossos passos vêm de longe… Das lutas quilombolas às ações afirmativas”.
Tatiane Milani / Da Hora
Deixe um comentário