Sábado à tarde, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen cerca de vinte pessoas, juntamente com o Vereador Júnior Denti (PT-RS), para debater sobre a criação de uma espécie de Associação ou Coletivo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros) e simpatizantes na cidade.
A ideia da criação de um Coletivo na cidade veio a partir do vereador, que manifestou a intenção de criar algum projeto para institucionalizar um debate sobre cidadania LGBT no município. Sendo assim, procurou contatar os participantes do grupo UFA-FW – Universidade Fora do Armário de Frederico Westphalen, organizado por estudantes da UFSM-FW, grupo que tem como objetivo discutir a livre orientação sexual e promoveu um evento ano passado com palestra e outras ações sobre o assunto.
Flávio Paim, que trabalha com o senador Paulo Paim (PT-RS) em questões relacionadas ao movimento LGBT, foi convidado para mediar esse diálogo, que tratou sobre temas como a diversidade, o combate à homofobia e qualquer tipo de preconceito e a organização do grupo LGBT em Frederico Westphalen. Falou-se sobre a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 122/06 que inicialmente criminaliza a homofobia, mas que, em nova proposta apresentada pelo senador Paulo Paim, atribui crime a todo tipo de preconceito, igualando todas as discriminações; sobre a ação Preconceito e Discriminação Zero, uma parceria entre a cidade e a comunidade, que será lançada em abril na capital do estado; e também sobre o programa Cores da Esperança, que visa à implantação de políticas públicas e a relação município e comunidade.
Espelhando-se em grupos como o Coletivo VOE, de Santa Maria, e o Coletivo Plural, de Passo Fundo, o de Frederico Westphalen será independente, sem ligações partidárias, mas mantendo o diálogo com as forças políticas do município. Será organizado a partir de uma provocação saudável e a passos curtos, estudando a melhor maneira de abordar o assunto em uma cidade do interior e como implementar essas ações, criando debates que envolvam também outras cidades da região.
Eduarda Wilhelm Possenti / Da Hora

Deixe um comentário