Neste dia 06 de maio, Palmeira das Missões está completando 140 anos de existência. Antes de se emancipar, o município era o 5º distrito de Cruz Alta, e conhecido pelos extratores de erva-mate como Vilhinha ou Vilhinha da Palmeira, para só depois receber o nome de Palmeira das Missões. A formação da cidade iniciou na praça Vila Velha, onde havia umas poucas casas, formando um agrupamento inicial conhecido originalmente por “Vilinha”. Neste local, a troca de mercadorias era comum entre os ervateiros e os os carreteiros que por ali passavam, o que evidencia a tradição do município quando o assunto é erva-mate.
Durante a semana de aniversário da cidade, estão sendo feitas várias atividades paralelas, como o hasteamento da bandeira em frente à Prefeitura Municipal, e neste dia 06, na parte da manhã, aconteceu o desfile municipal com a participação das escolas municipais, as Secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura, Esporte e Turismo, os Bombeiros, a Brigada Militar, APAE e os grupos de terceira idade, e também está prevista a Rua do Lazer, com jogos de bola, xadrez, brinquedos infláveis, mateada e outras atrações.
Palmeira das Missões é a terra do Carijo da Canção Gaúcha, evento que acontece anualmente no no último final de semana de maio. Neste ano, o Carijo irá para sua 29º edição, de 29 de maio a 01 de junho. Parabéns, Palmeira das Missões, pelos 140 anos de história e existência.
Angeli Sortica / Da Hora

Deixe um comentário