CEMACA – Frederico Westphalen atende crianças e adolescentes do município

   O município de Frederico Westphalen possui o Centro Municipal de Atenção a Criança e ao Adolescente (CEMACA), localizado no Distrito Industrial do município, sendo um espaço público destinado ao atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 18 anos, que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social.

    Ligado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) busca ressaltar a importância da convivência familiar, além de incentivar as crianças e adolescentes a buscar a autonomia da aproximação dos seus direitos. O programa social está ligado diretamente ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com a finalidade de incentivar as crianças e adolescentes a buscar autonomia e aproximação dos seus direitos.

      São oferecidas oficinas de música, violão, artesanato, grafite, taewkond e esportes, ministradas por profissionais qualificados, realizadas no CEMACA, e no turno inverso da escola, sendo disponibilizado café da manhã, almoço e lanche, além de transporte para o local.

      O centro é constituído por uma equipe de 8 funcionários, Carla Marchezan, Assistente Social, ressalta o número de pessoas que são atendidas, cerda de 75 crianças e adolescentes, de todos os bairros da cidades, encaminhados pelos pais ou assistentes socais que desejam melhorias na qualidade devida da família.

      Com inicio no ano de 2007, o projeto, após a identificação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o município aderiu o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, pois os índices de situação do trabalho infantil eram considerados normais, mas sendo necessárias atividades voltadas para as crianças do munícipio.

       Jean Horas, é professor da oficina de música, comenta o desenvolvimento das crianças: “Me sinto feliz e honrado em ver aquelas crianças felizes, elas que sempre acabam surpreendendo e mostrando que a música é sim uma forma de convivência, uma forma de aprendizado e uma forma de externar sentimentos. A cada aula é uma nova surpresa, uma nova alegria, mas também um novo desafio. Sinto-me muito feliz em ser músico e poder sempre fazer do meu trabalho uma forma de ajudar as pessoas e de mudar o mundo.”

     Hoje são atendidos crianças e adolescentes, na faixa etária de 07 a 17 anos, com oficinas sócias educativas que promovam à geração de renda as famílias, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do grupo familiar, além de diminuir a exposição dos menores a situações de risco e a exploração do trabalho infantil.

Gabriel Morcelli/Da Hora

About Agência Da Hora