Notícia sobre reformulação ortográfica é falsa

Senador Cyro Miranda desmente boato

Na última semana correu na internet notícias sobre uma possível reforma ortográfica, onde seriam abolidos o ç, ch, ss e h das palavras, e que professores já estariam trabalhando nas regras citadas. Muitas pessoas ficaram revoltadas com a notícia, principalmente os estudantes, que a pouco enfrentaram a saída de acentos, trema e hífen, e teriam que aprender a nova ortografia.
Tal reforma entraria em vigor em 2016, se a notícia não fosse falsa.
No dia 18 de agosto, quinta-feira, o senador Cyro Miranda explicou que, na verdade, o acordo se trata de uma unificação ortográfica entre os países falantes do português, mas que não condiz com a extinção de letras no vocabulário da língua portuguesa.
Cyro ainda declara que não querem “fazer uma reforma geral da ortografia, mas chegar a um consenso entre os países.”
O professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, Lizandro Calegari afirma que “uma reforma desta natureza ocorre justamente para encurtar a distância entre as realidades falada e escrita de uma língua, e é preciso que se levem em conta certos princípios.”

Abaixo segue o esclarecimento sobre a nova reforma ortográfica
“Esclarecimento sobre Acordo Ortográfico
18/08/2014
Em resposta à demanda de professores de português, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou, no dia 1º de outubro de 2013, a criação de um Grupo de Trabalho destinado a propor a unificação ortográfica da Língua Portuguesa, conforme Acordo já firmado em 1990.
Esse Acordo entraria em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2013, mas o início da vigência foi adiado para janeiro de 2016, por decreto da presidente Dilma Rousseff.
A unificação em questão terá que ser feita em comum entendimento com os demais países. Portanto, não há nada que senadores, a Comissão de Educação e até mesmo o Brasil possa fazer unilateralmente.
Recentes notícias de que estaríamos a ponto de reformular a ortografia da Língua Portuguesa não procedem.
Senador Cyro Miranda (PSDB-GO)
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte”

Carina Corazza Vogt/Agência da Hora

About Agência Da Hora