Campanha ocorreu durante a quarta-feira
Confira a galeria de fotos do dia de doação de sangue no campus da UFSM/FW.
No total, 63 pessoas doaram sangue nesta quarta-feira, 8 de junho, no campus da UFSM em Frederico Westphalen. A iniciativa foi uma promoção da universidade em parceria com o curso de Enfermagem da UFSM campus Palmeira das Missões, com a prefeitura frederiquense, Hemocentro de Palmeira das Missões e empresas que auxiliaram no custeio de lanches, refrigerantes, cartazes, impressões e demais itens.
As doações aconteceram das 8h às 20h, no hall de entrada da universidade. De acordo com o Coordenador do Hemocentro de Palmeira das Missões, Júlio Michel Batista, ao todo, 94 pessoas se disponibilizaram a doar sangue, mas, destas, 63 se enquadraram nos critérios e concretizaram a doação. Batista ressaltou a importância destas iniciativas. “O hemocentro é referência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde e precisamos dessas parcerias (coletas externas) para mantermos nosso estoque de sangue. O objetivo de tudo isso é não deixar faltar sangue, porque no inverno diminui a procura pelo serviço. Por isso, saímos atrás dessas parcerias”, frisou.
De acordo com Batista, durante o inverno a procura para doações cai entre 20% a 30%, percentual considerado normal. O coordenador do hemocentro ainda informou que os tipos mais necessários de sangue são os negativos, especialmente o “O” negativo, por ser considerado universal e o mais utilizado em casos de urgência e emergência.
Frio diminuiu as doações
Para a enfermeira do Núcleo de Apoio à Saúde (NAS) da UFSM/FW, Leni Quatrin, o número abaixo da última edição da campanha de doação de sangue ocorreu devido ao clima desta quarta-feira. “Atribuímos o número não muito alto (de doadores) em função do frio, porque as pessoas estão com quadros virais ou tomando algum tipo de medicamento. Então, estamos fazendo uma avaliação para a próxima campanha fazermos em outro mês”, declarou a enfermeira. A intenção da equipe do NAS é realizar mais uma campanha de coleta de sangue na UFSM/FW este ano, porém, ainda sem data definida.
As experiências dos doadores
Dentre as pessoas que doaram pela primeira vez, até aos que já são mais experientes, os doadores que participaram da campanha promovida pela UFSM/FW contribuíram de forma positiva para salvar vidas. Inclusive, este foi um dos principais objetivos que levaram eles até a doação, conforme destacam os estudantes ouvidos pela reportagem.
Bruna Bueno – acadêmica do curso de Jornalismo
“Foi minha primeira experiência como doadora, e posso dizer que foi ótima. Saber que o sangue que estou doando pode ajudar a salvar uma outra vida ou prolongar a vida de uma outra pessoa é muito gratificante. Fazer o bem sem olhar a quem, pois naquele momento você está doando seu sangue e não sabe para quem vai chegar, é um gesto bonito e acredito que mais pessoas deveriam fazer, tomar consciência e parar de nos preocuparmos somente quando o problema nos atinge. A doação de sangue é rápida e fácil, vale apena”.
Nícolas Silveira Carvalho – acadêmico do curso de Engenharia Florestal
“Foi bem tranquilo (a doação), já é a terceira vez que doei. Sempre procuro ajudar aos outros doando sangue, porque posso eu precisar algum dia. Sempre tem que fazer isso para os outros. E ter doações dentro da universidade facilita, fica mais acessível, porque ir no Centro, eu que moro aqui perto da universidade, fica complicado e aqui fica mais acessível e incentivador”.
Thaís Jacomelli – acadêmica do curso de Jornalismo Bacharelado
“Acho que doar sangue é antes de tudo uma atitude de amor ao próximo e de valorização a vida. A gente nunca sabe quando vai precisar também, então tem que ser solidário quando pode. Acho que a iniciativa da universidade é maravilhosa e deve ser repetida e divulgada cada vez mais. É gratificante pensar que você pode estar salvando a vida de alguém”.
Texto e fotos: Bruna Bonadeo e Adriano Dal Chiavon – acadêmicos de Jornalismo
Confira a galeria de fotos do dia de doação de sangue no campus da UFSM/FW.
Deixe um comentário