Estudantes da UFSM-FW levarão demandas ao reitor nesta quinta-feira

Estudantes da UFSM Campus de Frederico Westphalen realizaram Assembleia Geral na manhã desta quarta-feira, 17. O encontro foi promovido pelo coletivo “É Preciso ter Coragem” e recebeu participação de representantes dos cursos da universidade e do Grêmio Estudantil do Instituto Federal Farroupilha (IFF).

O debate teve como principal objetivo elencar as demandas dos estudantes, para que essas possam ser apresentadas ao reitor Paulo Burmann, que estará em Frederico Westphalen para a pose da nova diretoria do campus, que acontece nesta quinta-feira, 18, as 10 horas no Salão Social do IFF. “É importante ouvir os estudantes e saber deles suas preocupações e necessidades”, comenta Alisson Gampert, acadêmico de Relações Públicas.

Durante todo momento, os alunos ressaltaram a necessidade do encontro, onde foi possível ouvir e debater com quem esteve presente os desejos de melhoria para a entidade.

Assembleia foi marcada por debates e interação. Foto: Rodrigo D`avila/ Da Hora

Assembleia foi marcada por debates e interação. Foto: Rodrigo D`avila/ Da Hora

Assistência estudantil e Infraestrutura entre as principais necessidades

Entre as demandas, a infraestrutura da Universidade ganhou destaque, como por exemplo, o pedido de melhorias no acesso ao Restaurante Universitário (RU),que ainda encontra-se deficitário, sobretudo em dias de chuva. “Temos três alternativas de caminhos para o R.U, e ambos apresentam dificuldades na locomoção, precisamos cobrar um acesso ao restaurante com mais tranquilidade”, relata Nicole Rezende, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Melhorias no sinal telefônico e de internet foi assunto debatido, assim como a criação de horários de transporte mais flexíveis. Uma maior transparência dos processos da elaboração da nova Estatuinte também será um dos pedidos apresentados ao reitor, a fim de que esse momento importante para a Universidade seja compartilhado com mais clareza.

A preocupação em manter direitos já conquistados esteve em discussão, principalmente no que se refere à Assistência Estudantil, fator fundamental na permanência da maioria dos estudantes na faculdade. “Vamos cobrar o prazo de entrega da nova Casa do Estudante e solicitar que os cortes na educação não atinjam o que conseguimos” salienta Nicole.

A Assembleia também marcou um momento de interação entre calouros ainda não familiarizados totalmente com algumas questões, que nessa oportunidade puderam sanar dúvidas sobre o funcionamento da faculdade, assim como inteirar-se ao movimento estudantil.

 

Propostas serão apresentadas diretamente ao reitor. Rodrigo D`avila/ Da Hora

Propostas serão apresentadas diretamente ao reitor. Rodrigo D`avila/ Da Hora

Coletivo a frente das reivindicações

É Preciso ter Coragem. Esse é o nome do coletivo formado por estudantes que enxergaram a necessidade de organizar uma representatividade. “Esse grupo foi formado uma vez que temos claramente uma não representação do Diretório Central dos Estudantes em nosso campus”, explica a estudante Juliana Salapata.

Alunos dos campis de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Santa Maria e Silveira Martins compõem o coletivo, que pretende atuar junto com todo corpo discente nas diversas instâncias.

Juliana ainda ressalta a que encontros como o ocorrido fomentam ainda mais a construção de um movimento estudantil combatente, “Essa conversa que tivemos mostra que os estudantes podem e devem colaborar na construção de uma universidade cada vez melhor, não só para eles, mas para as futuras gerações.”

Rodrigo D`avila 

Acadêmico de Jornalismo e voluntário da Agência Da Hora

About Agência Da Hora