Com pouco menos de um mês para as eleições municipais, candidatos ao executivo intensificam campanhas
Em uma das raras oportunidades já registradas no município de Frederico Westphalen, as eleições municipais deste ano três chapas concorrerão ao Poder Executivo, enquanto 50 candidatos concorrem a 11 vagas para o legislativo. Paulo Groff pelo Partido dos Trabalhadores (PT), José Alberto Panosso pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Marly Vendruscolo pelo Partido Progressista (PP), são os três candidatos que pleiteiam a cadeira da prefeitura frederiquense. Apesar de possuir três candidatos a prefeitura, não existe a possibilidade de ser realizado segundo turno no município. De acordo com a Constituição Federal, o número mínimo de eleitores necessários para a realização de segundo turno, é de 200 mil. Frederico Westphalen possui atualmente, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), 24.736 eleitores.
Até o momento, os postulantes a prefeitura da velha Barril já realizaram dois debates em rádios locais e foram apresentados para a população em eventos realizados na sede da Associação de Indústria e Comércio de Frederico Westphalen (ACI-FW), e na sede da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Chapa “Frederico Novo. Frederico do Povo”
Em convenção realizada no dia 3 de agosto, o PT definiu que Paulo Groff e Chana Denti, serão os representantes do partido nas eleições deste ano como candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Sem estar coligado a nenhum outro partido, a chapa é intitulada “Frederico Novo. Frederico do Povo”.

Pelo PT concorrem a prefeitura e vice-prefeitura, Paulo Groff e Chana Denti, respectivamente (Foto: Rádio Comunitária)
Professor da UERGS, esta é a primeira vez que Groff, de 51 anos, concorre ao cargo de prefeito, porém, exerceu a função na secretaria estadual durante os governos de Olívio Dutra e Tarso Genro. No evento realizado na sede da UERGS, em que apresentou o seu plano de governo, Paulo Groff citou como principais propostas a criação de uma fundação pública para administrar o Hospital Divina Providência (HDP), a avaliação do estacionamento rotativo, recuperar as ruas esburacadas e implementar o transporte público no município..
Candidatos a vereador pela coligação:
PT – Ana Grassi, Ricardo Denti Júnior, Helio Dalanhol, Sandro Lubachevski e Floraci Dalanhol.
Chapa “Frederico precisa voltar a crescer. A hora é agora!”
Derrotado na última eleição municipal pelo atual prefeito por Roberto Felin Júnior (PP), José Alberto Panosso do PMDB, será novamente o candidato pelo partido neste ano. Ao seu lado, Panosso terá, o até então vereador, Diogo Duarte, também do PMBD, como candidato a vice-prefeito.

Pelo PMDB, concorrem a prefeitura e vice-prefeitura José Alberto Panosso (D) e Diogo Duarte (E), respectivamente (Foto: Rádio Comunitária)
Atualmente com 56 anos, o empresário José Alberto Panosso já exerceu o cargo de prefeito de Frederico Westphalen entre os anos de 2008 e 2012 e neste ano, irá para a sua sexta disputa ao pleito municipal. Dentre as principais propostas apresentadas no seu plano de governo, constam: a implantação do sistema de transporte coletivo, melhorias no asfalto das áreas urbanas do município e abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além do PMDB, integram a coligação o PR, PSOL e PSDB.
Candidatos a vereador pela coligação:
PMDB – Cléia Lurdes da Silva, Daiane Pegoraro, Dinei Marcos Rasstz, Edília Luiza Fernandes, Inássio Panosso Júnior, Jaques Douglas de Oliveira, Jair José Figueiredo, João Francisco Vendrúscolo, Jocelito João Buzatto, Leide Salate Buhl, Lídio Pedro Signori, Maria Dalila Pereira Reis, Maria Delir Soares Wawzinkevicz, Pedro Antônio Novakowski, Roque Antônio Cherobini, Rudimar Rosa dos Santos, Tiago Martins da Silva, Vanessa Marcon, Vitalnio Adjalmo Cerutti.
PR – Marcos Ceratto Cerutti
PSOL- Claudiomiro da Silva
PSDB – Celson de Oliveira
Chapa “União por Frederico”
A chapa da situação é encabeçada pela, até então vereadora, Marly Vendruscolo, do Partido Progressista (PP). Atualmente com 58 anos, a comerciante frederiquense esteve integrada a atual gestão municipal como secretária da saúde e terá como candidato a vice-prefeitura, o empresário Juliano Razia, também do PP.

Pelo PP, concorrem a prefeitura e vice-prefeitura, Marly Vendruscolo e Juliano Razia, respectivamente (Foto: Rádio Comunitária)
Intitulada como “União por Frederico”, a coligação envolve os seguintes partidos: PSD, PC do B, PTB, PRB, DEM, PV, PP e PDT, e a chapa possui como principais propostas em seu plano de governo ampliar o estacionamento rotativo, a implantação de uma rede de assistência a Saúde, ampliar o sistema de tratamento de esgoto sanitário municipal e realizar as “Olimpíadas Municipais”.
Candidatos a vereador pela coligação:
PSD- Roberta Bertoldi
PC do B – Jocemir Ramos da Silva
PRB – Marli Wurster e Fátima Ferro
PV – Evandro Negrini e Daiane Alves da Silva
PP – Ivone Wieczoreki, Loridane Bortoluzzi Pessotto, Reginaldo Ambrósio Pellegrin, José Armando Grassi, Jonathan Pertile, Albino Zardinello, Ledocir Mazzonetto, Lucas Dalla Libera, Edson Augusto Dalmolin, Mário Jorge Savanhago, Carlos Alberto Roani, Gaspar Quoos e Inês Bertoletti da Rocha.
PDT – Claudinei Garlet, Olivério Vargas Rosado, Cassiano Silveira e Erique Portela
Calendário Eleitoral
12/09 – Último dia para realizar a troca de candidaturas.
17/09 – A partir destra data, nenhum candidato poderá ser detido ou preso (exceto em flagrante).
17/09 a 22/09 – Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio.
27/09 – A partir desta data, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido (exceto em flagrante).
29/09 – Último dia para divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.
29/09 a 30/09 – Último dia para a divulgação de propaganda eleitoral paga na internet e na imprensa escrita.
01/10 – Último dia para propaganda eleitoral em alto alto-falantes ou amplificadores de som e material gráfico.
02/10 – Eleições municipais.
Deixe um comentário