Nova eleição para prefeito e vice será realizada em março na cidade de Erechim

Eleitores de dezesseis cidades brasileiras deverão voltar às urnas para refazer as eleições para prefeito e vice-prefeito. No Rio Grande do Sul, as cidades de Erechim, Eugênio de Castro e Novo Hamburgo passarão pelo novo pleito eleitoral no dia 3 de março de 2013 devido a irregularidades relacionadas aos candidatos da última eleição.

Pela primeira vez em seus 94 anos, Erechim passará por eleição suplementar. O novo prefeito terá até dez dias após a diplomação para ser empossado. Foto: Laura Coutinho.

Pela primeira vez a cidade de Erechim, localizada no norte do estado, passa por uma situação como essa. Isso está ocorrendo devido à cassação do registro de candidatura do ex-prefeito Paulo Alfredo Polis (PT) e de sua vice Ana Oliveira (PMDB), os quais foram reeleitos com quase 65% dos votos válidos. Ambos foram condenados em primeiro e segundo graus por abuso de poder econômico e de autoridade e uso indevido de meio de comunicação social.

Como só existiam dois candidatos, o ex-prefeito Paulo Polis (PT), que obteve mais de 60% dos votos, que com a cassação tornaram-se nulos, e o candidato da oposição José Rodolfo Mantovani (PP), o qual não tinha como totalizar mais de 51% dos votos válidos, torna-se necessária a realização de nova eleição. Até ser escolhido o novo prefeito da cidade, o vereador Lucas Farina (PT), presidente da Câmara de Vereadores, assumiu o cargo de prefeito em exercício desde o dia 1º de janeiro de 2013.

Algo novo nessa eleição é a proibição de veiculação de propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão. Os partidos realizaram as escolhas dos candidatos entre os dias 7 e 9 de janeiro. A propaganda eleitoral iniciou no dia 15 de janeiro e se estenderá até o dia 2 de março.

Os novos candidatos pela situação são Anacleto Zanella (PT) para prefeito e Edgar Marmentini (PMDB) para vice-prefeito. E os candidatos da oposição são Luiz Francisco Schmidt (DEM) para prefeito e Ernani Mello (PDT) para vice-prefeito.

Além do RS, cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Amapá deverão realizar novo pleito. A cidade de Guarapari, no estado do Espírito Santo, foi a primeira a realizar a nova eleição este ano, no dia 3 de fevereiro.

 

Laura Coutinho / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora