Projeto Letramentos inicia suas atividades com encontro na UFSM-FW

Iniciam-se na próxima segunda-feira, 23, as atividades do Projeto Letramentos, coordenado pela professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW Marluza da Rosa. O primeiro encontro nas dependências da Universidade ocorre a partir das 13h30 no estúdio de TV.

As ações do projeto serão voltadas aos estudantes, servidores e professores de todos os cursos da UFSM-FW, pretendendo trabalhar com o senso crítico, por meio das formas de leitura indicada pelos próprios participantes. Além disso, será possível conhecer os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo de 2017 com os alunos da escola Sepé Tiaraju.

Sobre o Projeto

O Projeto Letramentos é, antes de tudo, uma forma de retribuir à comunidade o investimento em educação. Queremos mostrar que, além de livros impressos, a leitura envolve a compreensão de mundo, através de símbolos, gestos e diálogos.

Durante o ano de 2017, primeiro ano do projeto, os trabalhos foram desenvolvidos com a presença de 2 bolsistas pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX/UFSM), 8 voluntários e 2 professoras. Todo esse pessoal atendia 43 alunos da Escola Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen) quinzenalmente. Trabalhando com músicas, tirinhas, quadrinhos, curtas-metragens, entre outros, e o projeto proporcionou o contato com diferentes formas de texto, expandido o universo de leitura e quebrando o estigma de que só grandes livros são literatura.

Em 2018, o projeto aumentará sua atuação, trabalhando na escola e no campus da UFSM-FW, com 9 voluntários para realizar os encontros!

Para mais informações, curta a página: https://www.facebook.com/letramentosUFSMFW/

Sobre Kássia Lutz

Estudante de Relações Públicas na UFSM-FW. Bolsista da Agência de Comunicação.