Este projeto está contextualizado na informação veiculada pela mídia como campo de estudo da mídia como suporte hegemônico de troca de informações, principalmente com o avanço tecnológico dos meios de comunicação, ao longo do século XX. Fundamenta-se na Imagem Pública e nas formas de interações sociais de distribuição de informação e controle, sustentado pela visibilidade e pelo reconhecimento e por pontos de vista presentes na produção da imagem veiculada pela mídia. Tem como objetivo geral analisar o enquadramento visual de imagem pública a partir das fotografias veiculadas em meios de comunicação impressos e os sujeitos a ela associados. Da mesma forma, incorpora as pesquisa de opinião como critério de escolha dos períodos analisados. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa que incorpora análise de imagem a partir do Enquadramento visual e análise de conteúdo de texto jornalístico que contextualiza as imagens veiculadas. A coleta e análise de imagens serão otimizadas com ferramentas de análise advindas das Metodologias de Pesquisa Informacionais em Ciências Sociais: softwares de mineração de textos e codificação de imagens. Em 2017 o projeto irá analisar a imagem pública de Dilma Rousseff, a partir do sujeito Dilma Rousseff, presidenta da república do Brasil. O período deste primeiro estudo vai compreender o primeiro e o segundo mandato da ex-presidenta, a saber, 2011 a 2014 e 2015 a 2016.
Coordenadora: Janaina Gomes.Doutorada no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.