Objetivos
Discutir as principais implicações da cultura midiática e suas influências no campo social, compreendendo a complexidade das tecnologias de comunicação e seus impactos sobre as formas de sociabilidade.
Plano de ensino
Será fornecido na primeira aula.
Programa
UNIDADE 1 – A Cultura da Mídia
1.1 – Experiência e representação na modernidade.
1.2 – Transformações da vida social operadas pelas tecnologias de comunicação.
UNIDADE 2 – A sociedade do espetáculo
2.1 – A ideologia do espetáculo.
2.2 – Informação e entretenimento no campo das mídias.
2.3 – Ideologia, cultura e sociedade.
2.4 – Teorias sobre a ideologia.
UNIDADE 3 – Ideologia e sociedade de consumo
3.1 – O consumo dos produtos da mídia.
3.2 – Consumo e cidadania.
3.3 – Mídia, ética e ideologia.
3.4 – Análise aplicada de produtos da cultura midiática.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
- NEVEU, Erick. Sociologia do Jornalismo. São Paulo: Loyola, 2004.
- KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- BRAGA, J. L. A sociedade enfrenta sua mídia. Dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
- BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
- ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
- DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
- TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XXI. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
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