COM2005 – Sociologia da Comunicação

Objetivos

Discutir as principais implicações da cultura midiática e suas influências no campo social, compreendendo a complexidade das tecnologias de comunicação e seus impactos sobre as formas de sociabilidade.

Plano de ensino

Será fornecido na primeira aula.

Programa

UNIDADE 1 – A Cultura da Mídia

1.1 – Experiência e representação na modernidade.
1.2 – Transformações da vida social operadas pelas tecnologias de comunicação.

UNIDADE 2 – A sociedade do espetáculo

2.1 – A ideologia do espetáculo.
2.2 – Informação e entretenimento no campo das mídias.
2.3 – Ideologia, cultura e sociedade.
2.4 – Teorias sobre a ideologia.

UNIDADE 3 – Ideologia e sociedade de consumo

3.1 – O consumo dos produtos da mídia.
3.2 – Consumo e cidadania.
3.3 – Mídia, ética e ideologia.
3.4 – Análise aplicada de produtos da cultura midiática.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
  2. NEVEU, Erick. Sociologia do Jornalismo. São Paulo: Loyola, 2004.
  3. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. BRAGA, J. L. A sociedade enfrenta sua mídia. Dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
  2. BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
  3. ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
  4. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
  5. TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XXI. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

Sobre o autor

Professor de Jornalismo Impresso e de tecnologias de comunicação digital da UFSM. Designer de jornais, mestre em Comunicação (Unisinos, 2003), doutor em Design (UFRGS, 2023).