A pedra

A beleza das cores

Roxo. Violeta. Púrpura. Cor de ametista. A sua coloração é pode ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta.

Alguns estudos recentes mostram que a coloração da pedra ametista é em função impurezas férricas. Já outros estudos complementares mostram ainda que uma interação entre o ferro e o alumínio é a responsável pela coloração.

A pedra, quando exposta ao calor (cerca de 500ºC), geralmente torna-se de cor amarela e muito do citrino comercializado é ametista tratada, conhecida como “ametista queimada”.

COLOCAR FOTO DE PEDRA AQUI!

A ametista no mundo

A ametista é um mineral bastante encontrado, porém, as espécies adequadas para uso como pedra preciosa, estão confinadas a poucos locais. Estes cristais ocorrem em cavidades alongadas, em rochas graníticas, revestidas internamente de ágata (geodos).

As jazidas mais importantes de pedra ametista estão no Brasil, nas cidades de Caetité na Bahia, Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e principalmente em Ametista do Sul. Aqui no Rio Grande do Sul, encontramos geodos com mais de 2 metros de altura. Outros centros importantes são o Departamento de Artigas no Uruguai, e Madagáscar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *