A Comunicação Científica Interdisciplinar e sua interface com as demandas sociais: um estudo cientométrico e de mineração de textos

Resumo

O presente projeto trata da análise da comunicação científica em áreas estratégicas, visando reconhecer os fundamentos da construção do conhecimento e caracterizar a sua natureza interdisciplinar, relacionando campos de estudo eminentemente tecnológicos com temáticas ligadas às Ciências Sociais. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza quali-quantitativa (mista), que utiliza bibliometria e mineração de textos para análise da comunicação científica. Em 2017 o projeto teve como objetivo identificar as dimensões disciplinares presentes na comunicação científica interdisciplinar na temática Mudanças Climáticas no contexto das Ciências Agrárias, visando reconhecer a inserção e contribuição das Ciências Sociais nesse campo de investigação, bem como seus aportes, potencialidades e limites. A Comunicação Social está relacionada a este tema tanto por fornecer ferramenta metodológica de estudo (análise de conteúdo), como também porque a expressão da Comunicação Científica é estudada pela Cientometria, campo de estudo da Ciência da Informação, que faz parte das Ciências Sociais Aplicadas/Comunicação.

Coordenação

Janaina Gomes – Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre o autor

may.nd18