O relógio da catedral parado em 08 horas e 25 minutos, teve um significado a mais na manhã de 25 de agosto na cidade catarinense de Chapecó. O município, que nesta data completa 94 anos, comemorou o aniversário junto com seus habitantes, pois, nas palavras do prefeito José Caramori, “quando estamos homenageando Chapecó, estamos homenageando o povo chapecoense”. Com foguetões no céu nublado, os moradores, a imprensa, os vereadores e demais autoridades, assistiram ao tradicional desfile cívico aberto pelo canto do Hino Nacional e encerrado com o hino de Santa Catarina.
“Palavras rápidas, porque o dia é de emoção”. José Caramori, que em uma das mãos segurava a tradição gaúcha do chimarrão, lembrava dos primeiros tropeiros que aqui chegaram, e não mediu palavras para falar da colonização chapecoense e do que é pra ele os 94 anos desta cidade. Segundo ele, “Chapecó tem algo diferente das outras cidades. Em Chapecó, os que vieram primeiro estenderam as mãos para os que vieram depois. Nascidos aqui ou não, todos são bem recebidos”.
Durante o desfile, apresentaram-se também 38 novos guardas municipais. Agentes treinados que tomaram o posto nesta tarde como funcionários públicos da cidade. Além deles, outras inovações para Chapecó iam sendo anunciadas durante a programação.
O desfile, que durou cerca de duas horas e meia, foi uma parte de toda a comemoração que se estendeu até a tarde. No palco montado na praça central, se apresentaram a orquestra sinfônica de Chapecó, bandas e demais artistas locais.
Isadora Paula Stenzler / Da Hora

Deixe um comentário