Sobre

Agência Da Hora é uma ideia. Uma ideia bem simples. Para saber fazer jornalismo é necessário praticá-lo. Uma prática que tem de estar embasada na reflexão sobre a profissão e no conhecimento sobre a sociedade. Então, a Agência Da Hora é um espaço para a prática do jornalismo para os estudantes do curso do Curso de Jornalismo do Cesnors/UFSM. O projeto começou a ser pensado no segundo semestre de 2006 e implantado no começo de 2007. A proposta é de produção de conteúdo jornalístico multimídia para ser utilizado por meios de comunicação da região ao Alto Médio Uruguai de forma gratuita desde que respeitado os devidos créditos e direitos de autoria.

Agência Da Hora é integrada por alunos que trabalham de forma voluntária e matriculadas na disciplina complementar de graduação sob a coordenação dos professores do Curso de Jornalismo. São produzidas notícias, reportagens, programas de rádio, vídeo e fotografias de assunto de interesse da população da região. Desde o primeiro semestre de 2007 a Agência Experimental de Notícia passou a ser uma disciplina complementar de graduação (DCG), sem excluir, porém, a participação voluntária dos alunos do Curso de Jornalismo do Cesnors.

Agência Da Hora é também um projeto de extensão reconhecido pela UFSM e Ministério da Educação. Já recebeu financiamento do FIEX e do PROEXT, garantido bolsa de estudos para os estudantes e equipamento para o Curso de Jornalismo. Foram aprovados dois projetos PROEXT, implantados em 2012 e 2013. Também foram aprovados e implantados dois projetos FIEX, em 2011 e 2014.

Todo conteúdo produzido fica disponível no site da agência. Os áudios dos programas de rádio e as fotos que acompanham as reportagens também permanecem no site nos links Podcast e Banco de Imagens. O conteúdo pode ser usado pelos veículos de comunicação gratuitamente desde que dado o devido crédito. Por meio de projetos que estabelecem parcerias específicas com jornais e rádios da região, a Agência da Hora pode elaborar conteúdo, bem como executar coberturas especiais de acontecimentos relevantes.

Funcionam também em conjunto a Web TV Da Hora e a Web Rádio Da Hora, proposta que produz notícias em vídeo e em áudio sobre os principais acontecimentos da região. Assim a Agência Da Hora é o primeiro veículo multimídia do Norte do Estado. Desde 2009, os espectadores podem acessar no site da agência textos, fotos, áudios e vídeos sobre alguns dos acontecimentos mais importantes da região.

A Agência Da Hora acumula vários prêmios Expocom na categoria Agência Jr. de Jornalismo, tendo vencido 3 vezes a fase regional e 2 vezes a fase nacional.

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Conheça mais:

Agência Experimental de Notícias Da Hora: a experiência multimídia da prática jornalística – Artigo premiado no Intercom 2015 que deu o prêmio de melhor Agência Jr. de Jornalismo do Brasil para a Agência Da Hora.

Resumo
A Agência Experimental de Notícias Da Hora, da UFSM, campus de Frederico Westphalen, foi implantada no ano de 2007 e é um espaço onde os alunos podem exercer a prática do jornalismo diário. Com a realização de coberturas de eventos culturais e produção de material multimídia por meio das redes sociais, site, Web TV e Web Rádio, a Agência Da Hora contribui para suprir a necessidade de informação da região e, consequentemente, para o seu desenvolvimento.

Introdução
A Agência Experimental de Notícias Da Hora foi implantada no ano de 2007, a partir da ideia de que para saber fazer jornalismo é preciso praticar. A proposta da Agência é ser um espaço onde os alunos e professores tenham um ambiente de redação jornalística para produzirem conteúdo em um tempo mais próximo do exercício do jornalismo profissional. Assim, de forma assistida com os professores, se produz conteúdo e se analisa as próprias rotinas produtivas. A reflexão sobre a produção de conhecimento é o objetivo principal da Agência Da Hora. E, além da reflexão, fornecer à população regional conteúdo jornalístico que trate da cultura e identidade local. Seu público-alvo é a população da microrregião de Frederico Westphalen, que conta com cerca de 177,7 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 20104, a comunidade da UFSM, que corresponde a 21 mil pessoas, e todos que tem acesso à rede mundial de computadores. A Agência Da Hora cumpre o papel de abordar assuntos de interesse da população local e regional, permitindo que os alunos conheçam melhor a realidade do meio em que estão inseridos. Ela está inserida em um centro de extensão da UFSM, localizada em uma região carente de veículos de comunicação e distantes dos grandes centros, onde estão os maiores produtores de informação.  A Agência foi registrada em 2008 como Projeto de Extensão 039575 no GAP (Gabinete de Projetos) do CESNORS (Centro de Educação Superior Norte RS, da UFSM – que engloba, além do campus de Frederico Westphalen, o de Palmeira das Missões). Em 2011 as ações voltadas à TV foram melhor estruturadas com recursos do Fundo de Incentivo a Extensão (FIEX). Já em 2012 as ações já realizadas voluntariamente na Web Rádio Da Hora, assim como as já realizadas pela Web TV, ganharam força com a conquista de um financiamento PROEXT – o qual foi assegurado novamente para 2013.  A produção de material é feita pelos alunos matriculados na Disciplina Complementar de Graduação (DGC), Agência Experimental de Notícias, e pela participação voluntária. Ao longo desses quase oito anos de Agência Experimental, foram produzidas mais de 1500 matérias escritas publicadas no site. Esse material não se limita apenas a texto e foto, desde o segundo semestre de 2009 surgem os projetos experimentais Web Rádio Da Hora e Web TV Da Hora, se caracterizando, hoje, como as principais atividades da Agência. Juntamente com a Web TV Da Hora veio o Telejornal Notícias Da Hora, que contabiliza hoje 67 edições e cerca de 65 programas de rádio, totalizando um total de mais de 350 edições. Todo o conteúdo produzido pode ser encontrado no site da Agência Da Hora (http://decom.ufsm.br/dahora) e nas demais contas nas redes sociais: Facebook, (www.facebook.com/agenciadahoraufsm), Twitter (www.twitter.com/agenciadahora), Instagram (https://instagram.com/agenciadahora) e Youtube (https://www.youtube.com/user/agencidahora2/).

Objetivo
A Agência Da Hora possui como principal objetivo proporcionar, por meio da prática da extensão universitária, a aproximação com a comunidade local e regional. Isso se dá por meio da produção de conteúdo jornalístico multimídia, democratizando as informações e compartilhando as atividades culturais que formam a identidade da região. Com isso, a Universidade cumpre o papel social em que está inserida, contribuindo para o desenvolvimento regional Aliado a isso, está o exercício da prática jornalística para os acadêmicos, aproximando os estudantes da rotina do mercado de trabalho. Para isso, é preciso pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas laboratoriais e teóricas do curso em um espaço de produção e reflexão da produção jornalística.  Buscamos estabelecer uma relação de diálogo com os setores da comunidade regional para a produção de produtos específicos, a fim de divulgar manifestações culturais únicas. Produção de programas de rádio temáticos, diversificando a programação radiofônica e seus conteúdos, e proporcionando entretenimento e cultura aos ouvintes. Produção de materiais televisivos, como notícia e reportagem, com conteúdos informativos, culturais e educativos relacionados ao CESNORS, à Frederico Westphalen e à região. Outro objetivo específico é o de estreitar os laços entre os campi de extensão e sede, por meio do compartilhamento do conteúdo produzido e troca de experiências.

Justificativa
O campus em Frederico Westphalen da UFSM está localizado, segundo as subdivisões das regiões, na microrregião de Frederico Westphalen, formada por 27 municípios. Frederico Westphalen é a principal cidade dessa região, com aproximadamente 28 mil habitantes, e é referência em termos educacionais, comerciais e de saúde para toda a região. No entanto, se tratando de uma cidade de porte pequeno, ainda há uma carência desses serviços, sendo que uma oferta mais ampla exige o deslocamento para as cidades maiores mais próximas: Santa Maria/RS (a 300 km), Passo Fundo/RS (a 200 km) e Chapecó/SC (a 110 km). Aliado a essas dificuldades, está também a potencialidade do acesso à comunicação e informação. Um levantamento inédito realizado pelos docentes do curso de Jornalismo da UFSM/FW em 2012 sistematiza a realidade da mídia local, constatando a carência de recursos, de profissionais e, muitas vezes, de profissionalismo e qualidade na produção de conteúdo. Em 34 municípios pesquisados, isto é, alguns a mais do que os 27 que compõem a microrregião, verificou-se a existência de 49 meios de comunicação. Desses municípios, 11 não possuem rádios ou jornais, mas têm suas notícias divulgadas pelos veículos das cidades mais próximas. No entanto, a produção de notícias locais é pequena e menor do que a reprodução de notícias nacionais e internacionais e não há rádios exclusivamente noticiosas ou educativas. Não há nem emissora nem retransmissora de televisão, localizando-se as retransmissoras mais próximas na cidade de Passo Fundo, a cerca de 200 Km. Os jornais impressos têm circulação restrita aos seus municípios, na maioria, ou à região, 2 deles. Nenhum jornal tem periodicidade diária, sendo a maioria semanal. O principal objetivo desse centro de extensão da UFSM é contribuir para o desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul. O trabalho desenvolvido pela Agência Da Hora contribui diretamente para esse compromisso regional da Universidade. A aproximação do veículo de comunicação e da comunidade em que vive é de extrema importância para compreender as necessidades do público e levar a informação até ele, pois a prática do jornalismo está diretamente ligada a um compromisso social. O jornalista preocupado com a estética e com o social compreenderá que é integrante de uma sociedade, de uma comunidade. Do contrário, poderá sentir-se acima do bem e do mal, isento de qualquer emoção e de qualquer participação no cotidiano de sua comunidade. (VICCHIATTI, 2005, p. 51). Por isso, a Agência Da Hora supre, somado a experiência didática, a necessidade de informação da região, democratizando as informações locais por meio de circulação jornalística de conteúdos que dão voz as manifestações culturais da comunidade por meio do suporte da Internet.  A Agência Experimental de Notícias Da Hora está prevista no Projeto do Curso de Jornalismo como um laboratório, funcionando como um espaço didático-pedagógico que promove a fixação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas laboratoriais e teóricas. A aproximação da rotina do acadêmico com o mercado de trabalho se dá por conta da produção semanal de produções jornalísticas em todas as mídias, em especial, rádio, televisão, texto e foto, que são abrigadas em um portal de webjornalismo, o site da Agência Da Hora.  A presente era digital na qual estamos inseridos permite a publicação diária de conteúdos jornalísticos, culturais e educacionais na Rede Mundial de Computadores, onde podem ser acessados a qualquer momento por qualquer usuário conectado. As facilidades encontradas no meio virtual para a produção de material jornalístico permitem a prática acadêmica nas Universidades. Miranda (2004) entende o exercício do jornalismo on-line como uma realidade que não pode ser negada pelo profissional, muito menos pelo estudante com um futuro a ser percorrido, em que as transformações técnicas na atividade tendem a ser contínuas.  No Brasil, o jornalismo on-line começou a se consolidar em 2001. Em pouco tempo, tornou-se um grande concorrente para os veículos tradicionais. Com a internet surge a necessidade de ampliar as narrativas do conteúdo jornalístico para uma multiplataforma e transportá-lo para o meio digital, num processo de adaptação e evolução dos meios de comunicação. A produção de TV e Rádio deixa de ser exclusiva de emissoras tradicionais no mercado e se torna mais acessível a produção desses conteúdos. Podemos dizer que as mídias eletrônicas (rádio e televisão) e digitais (internet) são as principais dos tempos contemporâneos. Ou seja, estes são os principais meios através dos quais mensagens sonoras e audiovisuais são veiculadas em nossa sociedade (Prado, 2002). O jornalismo baseado em plataformas digitais é colaborativo e dotado de grande mobilidade.  Uma das vantagens do Rádio na Web, por exemplo, é que isso possibilita “a criação de produtos radiofônicos que permitam a audição numa sequência particular para cada ouvinte, incluindo a opção de suprimir trechos ou escolher entre dois enfoques de interesse” (Trigo-de-Souza apud Bufarah, 2004, p. 09). Já falando de TV na Web, esse meio: (…) apresenta novas possibilidades de interação social. Com a mesma natureza pública, aberta e colaborativa da Internet, a WebTV potencializa uma revolução na produção, distribuição e consumo de informações através de construções coletivas na web, compartilhando com o próprio usuário a função de produzir e distribuir informação, descentralizando o foco das discussões do meio para o conteúdo e promovendo um amplo acesso aos fluxos informacionais. (RIBEIRO, 2009, p. 01) O meio acadêmico pode ser capaz de interagir e participar ativamente da vida da comunidade, criando situações de contato direto com a população e abrindo espaço para que essa comunidade participe das produções da Agência. Essa relação estabelecida entre a Universidade e a comunidade, concretiza a proximidade do público com a rotina de produção do meio acadêmico.

Métodos utilizados e rotina de produção
A Agência Da Hora sempre contou com um site próprio para a veiculação dos conteúdos jornalísticos produzidos pelos acadêmicos. Inicialmente, o site era composto apenas de texto escrito e foto, mas a partir de 2009 também passou a hospedar material radiofônico e televisivo produzidos pela Web Rádio Da Hora e Web TV Da Hora. Toda publicação no site também é compartilhada nas redes sociais, como Twitter e Facebook, que servem como meio de divulgação. A produção de conteúdo é dividida, basicamente, entre o trabalho de três equipes, onde cada uma é responsável por produzir material para uma plataforma. Existe uma equipe de rádio voltada para o esporte, que faz a cobertura de jogos de futebol. A equipe do Telejornal Notícias Da Hora, que é produzido semanalmente, se encontra todas às terçasfeiras para uma reunião de pauta. Durante as reuniões de pauta, também é feita a análise da última edição do telejornal publicada, buscando apontar erros e coisas a serem melhoradas. A maior parte da produção de texto e foto para o site fica a cargo dos alunos da Disciplina Complementar de Graduação Agência Experimental de Notícias. Nas coberturas de eventos culturais é feito um levantamento de disponibilidade dos alunos, elaborando um cronograma de cobertura com a listagem da equipe responsável por determinada data. Damos muita importância para a experiência do acadêmico em todos os meios, por isso buscamos fazer a rotatividade de funções dos acadêmicos. A bancada do Telejornal, por exemplo, muda a cada edição, a fim de oportunizar à todos os alunos a aprendizagem nesse meio. Também são realizadas produções especiais com o intuito de atender os cursos da UFSM na produção de vídeos institucionais.  O método de produção e avaliação utilizado se caracteriza pelo acompanhamento semanal de toda a produção por parte do professor coordenador da Agência Da Hora nas reuniões de toda a terça-feira, com as equipes citadas anteriormente. A mobilidade dos produtos digitais possibilita um acompanhamento diário de grande parte do conteúdo, que é problematizado nas reuniões de pauta semanais. Assim, gera-se a reflexão para a produção de conhecimento jornalístico.

Descrição do produto
A equipe de TV e Rádio Da Hora já realizou dezenas de coberturas ao vivo via web de eventos culturais em Frederico Westphalen e região, bem como produziu mais de 110 reportagens em vídeo postadas no site da agência (decom.ufsm.br/dahora endereço que, a partir de outubro de 2010, veio a substituir o anterior www.cesnors.ufsm.br/dahora) sobre acontecimentos relevantes da realidade sociocultural da região. No ano de 2010, foi firmada parceria e enviados semanalmente materiais de telejornalismo para a TV Campus da UFSM em Santa Maria – RS, aumentando a circulação dos conteúdos regionais.
Web Rádio Da Hora
Pela Web Rádio Da Hora, foram transmitidos, durante o ano de 2014, todos os jogos da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. Em 2015, o trabalho continuou com a cobertura dos jogos Campeonato Gaúcho, acompanhando, especialmente, a trajetória do clube do município, o União Frederiquense. A equipe de rádio faz a narração dos jogos, comentários e reportagem. A Web Rádio Da Hora também possui uma página no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Web-R%C3%A1dio-daHora/269580206577190?fref=ts), onde são divulgadas a programação e, no caso dos jogos, são postadas as principais informações minuto a minuto. A Web Rádio Da Hora tem as portas abertas para quem deseja produzir qualquer material radiofônico. Nesse sentido, surgiram entre os anos de 2013 e 2014 os programas “Papudos”, “Café com Calcinha”, “Reduto dos Canalhas” e “RAP é Compromisso”, programas de entretenimento produzidos por acadêmicos de Jornalismo e veiculados semanalmente ao vivo pela internet. Também são veiculados pela Web Rádio os programas laboratoriais produzidos nas disciplinas de História Social do Rock, Laboratório de Jornalismo Digital I e as disciplinas laboratoriais de Radiojornalismo. Com o término das disciplinas, alguns programas mantiveram-se na grade de programação, como o “Pikachu Show”, que fala sobre séries e animes, e o “Cinetrack”, sobre filmes e suas trilhas sonoras, programa que segue até hoje e já conta com mais de 20 edições. A Agência também realizou, durante o ano de 2014, um Radiojornal semanal, que era transmitido ao vivo nas quartas-feiras ao meio dia e meia e trazia notícias da Universidade e Frederico Westphalen.     No site da Agência Da Hora, estão disponibilizados na sessão Podcast com mais de 300 edições de programas de rádio. Os programas podem ser ouvidos online ou baixados para o ouvinte conferir posteriormente.
Web TV Da Hora
Cada edição do Telejornal Notícias Da Hora possui cerca de 15 minutos e é disponibilizado na web semanalmente. Veiculando notícias sobre a Universidade e sobre Frederico Westphalen e região, hoje conta com 67 edições. No final do ano de 2014, também foi produzido o vídeo Retrospectiva Telejornal Notícias Da Hora 2014, mostrando as principais notícias e eventos noticiados durante o ano. Durante as coberturas de eventos, são produzidos boletins diários com informações gerais. Por exemplo, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, foram postados durantes os cinco dias do evento boletins informativos sobre a movimentação da feira e a programação principal. A Web TV Da Hora, também conta com um programa de entretenimento. O Etc & Tal surgiu no final de 2014, com o objetivo de criar um programa de vídeo de entretenimento, se diferenciando do telejornal já existente. O Etc & Tal é um programa temático que possui até o momento duas edições, uma sobre literatura e outra sobre música, apresentando uma conversa descontraída com convidados sobre o tema em questão.
Coberturas de eventos
Durante o ano de 2014 foram realizadas parcerias com eventos da cidade e foram enviadas equipes de coberturas para diversos eventos da região ou estado. Na Expofred 2014, a Feira Multissetorial de Frederico Westphalen realizada entre os dias 30 e 04 de abril, a Agência firmou uma parceria com a organização, ficando responsável pela programação e gestão da rádio-feira do evento. Os alunos de Jornalismo da UFSM/FW foram responsáveis por toda a parte prática da rádio-feira como jornalismo, entrevistas com visitantes e expositores, informes, anúncios de utilidade pública, informações sobre eventos paralelos e diversos outras atividades. A rádio funcionou em todos os dias do evento, das 9 horas até as 22 horas, e a equipe conta com um grupo de dez pessoas por turno. Além da rádio-feira, também foram produzidos materiais de texto, foto, boletins e matérias para o telejornal. A Agência faz a cobertura da Expofred desde o ano de 2007. Agência realizou a cobertura oficial da 32ª Feira do Livro de Frederico Westphalen, em outubro de 2014. Contando com um stand próprio na feira, a Agência produziu material de vídeo para o Telejornal Notícias Da Hora, gravando a bancada diretamente do stand da Feira. Produziu também texto, foto e realizou a cobertura ao vivo pela Web Rádio Da Hora de algumas das atrações do evento. No ano de 2014, também foram enviadas equipes para a Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria, para o Carijo da Canção Gaúcha, em Palmeira das Missões, e para a Coxilha Nativista de Cruz Alta. Foram realizadas a transmissão ao vivo pela Web TV e pela Web Rádio, comentários, entrevistas, fotos, matérias e boletins para o Telejornal. O caso do menino Bernardo, que teve grande repercussão nacional, também foi acompanhado pela Agência de Notícias Da Hora. Foram realizadas reportagens especiais para o Telejornal Notícias Da Hora, que participou da cobertura em Três Passos e das audiências realizadas sobre o caso. Ainda em 2014, uma equipe fez a cobertura do Mississipi Delta Blues Festival, em Caxias do Sul. Considerado um dos principais eventos de blues da América Latina, o festival reúne grandes nomes nacionais e internacionais do gênero. Em 2015, a Agência foi até Não-Me-Toque para realizar a cobertura dos cinco dias da Expodireto Cotrijal, uma das maiores e mais importante feira de agronegócio do país. Foram produzidos reportagens em texto, fotos, boletins e matérias e reportagens para o Telejornal Notícias Da Hora. Todos os anos é feita uma parceria com as semanas acadêmicas do curso da UFSM/FW, em que a Agência faz toda a cobertura e produz materiais multimídias, como no caso da SECOMUNICA (Semana Acadêmica de Jornalismo e Relações Públicas), em novembro de 2014, e a SEAGRO (Semana Acadêmica de Agronomia), em abril de 2015. Também nesse ano de 2015, foi fechada uma parceria com a Central Única de Favelas de Frederico Westphalen, para realizar a cobertura do Festival da Juventude. A programação do Festival aconteceu ao longo de dez dias no mês de abril e contou com a participação de nomes como Manoel Soares e o rapper MV Bill. Nos jogos do Clube de futebol União Frederiquense, além da cobertura de rádio e texto, também foram feitas as filmagens de todos os jogos, que posteriormente são enviadas para a Federação Gaúcha de Futebol.
Texto
O Jornal CESNORS é um jornal impresso, com periodicidade semestral, que traz informações sobre o campus da UFSM de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O jornal está em sua sexta edição e é feito em parceria com a Assessoria de Comunicação do CESNORS. Ele reúne matérias e fotos sobre os eventos que ocorreram na Universidade, prêmios, reconhecimentos e projetos de pesquisa e extensão realizados nos campi.  Em 2014, foi produzido uma reportagem para o site sobre o Caso Bernardo, intitulada “Caso Bernardo: relação familiar duvidosa levou a polícia aos suspeitos do crime”. A reportagem foi a matéria com o maior número de visualizações do ano de 2014 no site. Sobre o Caso Bernardo, ainda foi produzida outra matéria intitulada “Caso Bernardo: Polícia Civil divulga inquérito sobre a morte do menino”, que está disponível no site da Agência Da Hora.  Outra matéria que teve bastante repercussão no site, sendo a segunda mais acessada de 2014 foi a “Entre vaias ocupações”, que tratou da ocupação, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, de uma fazenda no município de Palmeira das Missões, em protesto contra os transgênicos e a nomeação da Senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura. Esse acontecimento teve grande repercussão e dividiu a opinião de muitas pessoas, tendo a reportagem abordado as duas visões do assunto.  A web reportagem “Rio Vacacaí-Mirim, o lado verde Santa Maria” foi escrita pelo professor e Coordenador da Agência Da Hora e foi publicada no site. A reportagem fala sobre a bacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim que abastece 40% da água de Santa Maria, mostrando os problemas ambientais e os projetos para preservar o local. A reportagem ganhou o segundo lugar no prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental.

Considerações finais
O Curso de Jornalismo do campus de Frederico Westphalen da UFSM tem na experiência da Agência Experimental de Notícias Da Hora uma iniciativa de boa aceitação interna e externa ao longo de seus sete anos de existência. A extensão universitária é um importante instrumento para a aprendizagem do acadêmico, pois proporciona a troca de conhecimentos entre o ambiente universitário e a comunidade em geral. Por isso, as atividades da Agência Experimental de Notícias Da Hora possibilitam que o acadêmico leve o conhecimento adquirido em sala de aula para a prática cotidiana, inserindo-o, assim, na comunidade.  Sendo o CESNORS uma extensão da UFSM, uma de suas metas é preencher lacunas geográficas e ocupar espaços em regiões nas quais as carências impedem o acesso das populações menos favorecidas ao ensino superior. A Agência busca, por meio da produção jornalística, auxiliar nesse desenvolvimento da população local, contribuindo com a democratização da informação e o fortalecimento da cidadania.

Eduarda Wilhelm Possenti

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Centro de Educação Superior Norte – RS (Cesnors/UFSM)
Campus de Frederico Westphalen

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