Município de Caiçara lança a EXPOCAIÇARA 2012

Na noite de terça-feira, 30, aconteceu o pré-lançamento da EXPOCAIÇARA 2012, no Parque Municipal Guilherme Perlin, em Caiçara, que acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de maio de 2012.
Ao longo do tempo, houve vários eventos de pequeno porte, os quais mobilizaram os setores públicos e privados, e, com o passar dos anos, foi ganhando corpo, cara e estrutura de feira.
Em 2005, aconteceu uma exposição de maior volume, que abrangeu vários setores do município. A feira foi um sucesso e despertou o desejo de realizar periodicamente este evento, a fim de divulgar a potencialidade da cidade e região.
No ano de 2010, a EXPOCAIÇARA ganhou força, conquistou dimensões regionais e trouxe aos organizadores o desafio de que ela aconteça a cada dois anos. O objetivo do evento é uma feira de inovações, mostrando cada vez mais o potencial do município, desde conhecimento até novas tecnologias para todos os segmentos.
No último ano, a feira atraiu cerca de 30 mil pessoas. A presidente da EXPOCAIÇARA, Anete Lazzari Fabris, fala que se espera em 2012, que o evento alcance, pelo menos, os números da anterior. “Nossa expectativa é que ela se mantenha na dimensão da anterior, e, quem sabe, supere-a”, disse Anete.
Com mais de 100 expositores, a EXPOCAIÇARA 2010, obteve três milhões de reais em vendas diretas pelas empresas que fizeram negócios na feira. Este ano, os organizadores do evento prevêem um investimento de 150 mil reais para estrutura e shows, um valor inferior ao do ano anterior. “Em 2012 haverá um novo pavilhão e toda a parte de água e energia já foi reestruturada, o que implica num investimento menor que no último ano”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Eliseu Liberalesso.
Aproveitando a oportunidade, a Rio Grande Energia, RGE, por meio da executiva regional, Simone Duarti da Silva, inaugurou a rede trifásica de energia. A obra iniciada em abril e concluída em julho deste ano teve um investimento de R$40.000,00 com recursos da própria empresa. Esta rede foi executada com o objetivo de atender o Parque Municipal Guilherme Perlin, onde havia empecilhos com a energia elétrica nas feiras e eventos.
A EXPOCAIÇARA 2012 vem mantendo seu diferencial com as inovações e a tradição de que aconteça a cada dois anos no mesmo mês, com exclusiva finalidade de apresentar as potencialidades econômicas e culturais de Caiçara e região.
Dentre todas as atividades da agricultura familiar, a cana-de-açúcar se destaca na cidade. Em 2010 houve a 1ª Mostra da Cana-de-açúcar, e em 2012 a cadeia produtiva da planta recebera um enfoque especial.
Em função da data da EXPOCAIÇARA 2012 ser concomitante ao dia das mães, haverá um foco especial a elas.
A indústria, comércio e serviços terão papel de apresentar seus avanços, tendências e inovações, com o objetivo de vender e prospectar negócios futuros. Além disso, as atrações que estarão presentes na feira, são direcionadas a atender todos os públicos, tanto em gosto, quanto em faixa etária.
Ainda durante o evento, foram abertas as inscrições para a Escolha das Soberanas da EXPOCAIÇARA 2012. As meninas que já tenham 16 anos, ou que completem até 09 de maio de 2012, com idade máxima de 25 anos, que morem em Caiçara a mais de dois anos, não sendo casadas nem viver ou ter vivido em concubinato e nem estejam grávidas ou tenham filhos, podem se inscrever na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os documentos necessários para efetuar o cadastro são: uma cópia da carteira de identidade, ou certidão de nascimento; no caso de a candidata ter idade inferior a 18 anos, autorização dos pais ou responsáveis; uma foto em tamanho postal que possa ser divulgada pela imprensa e a assinatura dos termos de compromisso, previstos no regulamento. A escolha das Soberanas será no dia 05 de novembro de 2011.

PROGRAMAÇÃO DA EXPOCAIÇARA 2012:
10/05 – Show de Bandas e programa Banda Show, com a participação dez bandas;
11/05 – Show com Os Federais e Djs;
12/05 – Show com a dupla Teodoro e Sampaio; e
13/05 – Apresentação de Teatro Humorístico para o público infantil e Show com Clau e Valentini.

Gabriella Bellé / Da Hora