Projeto de arborização paisagística urbana implementado em Campina das Missões

As discussões em torno da preservação da natureza estão em pauta já há bastante tempo. Foi pensando nisso que a cidade de Campina das Missões iniciou um projeto de arborização paisagística urbana.

O projeto foi desenvolvido pelo setor de planejamento da Prefeitura Municipal do município e tem à frente da pasta o engenheiro ambiental Carlos Justen, autor do projeto, que será implantado em três etapas. A primeira etapa já foi concluída, com o plantio de mudas de Acer Palmatum ao longo da Av. Santa Teresa, de Prunus Campanulata na Rua Santa Rosa, Acer Rubrum ao longo da Rua São Leopoldo e Acer Palmatum na Rua Porto Alegre, totalizando 470 mudas plantadas.

Na segunda etapa, serão plantadas mudas das espécies Acer Palmatum, Prunus Cerasifera, Acer Rubrum e Acer Buergerianun, nas Ruas Santa Maria, Pelotas, Rosário, Santa Ana, Cruz Alta, Santa Vitória, Vendelini Ludwig, e nos Bairros Floresta, Primavera e Kenedy. A previsão é do plantio de 1200 mudas.

A terceira etapa conta com o plantio de espécies de Ecer Palmatun Purpureun, Acer Rubrum, e Prunus Pissardis, nas Ruas Pe. Benedito Meister, Dom Hermeto José Pinheiro, Pedro Gotlid Dapper, Marcelo Agnes, Nicolau Perius Filho, parcial do Bairro Primavera e do Bairro Kenedy. Está previsto o plantio de 500 mudas.

Os critérios adotados para a escolha das espécies foram a altura compatível com uso em passeios, enraizamento não agressivo, adaptação ao clima local, capacidade de sombreamento no verão, alto valor paisagístico, ausência de toxidade, e composição harmônica entre as espécies escolhidas.

Foram analisadas mais de 400 espécies, entre nativas e exóticas, dentre as quais foram escolhidas 6 para compor o projeto paisagístico, que vai mudar totalmente o visual de Campina das Missões, adquirindo ares europeus.

Vanessa Harlos / Da Hora

Tags:

About Agência Da Hora