Três dias dedicados a agricultura de precisão

Na busca por inovações e com o intuito de comprovar sua vocação para o desenvolvimento da agricultura, o Poder Público, juntamente com o Sindicato Rural de NMT, Sistema Farsul, Cotrijal e Universidade Federal de Santa Maria, promove o 1º Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 12 e 14 de setembro, no parque da Expodireto Cotrijal

Pioneira nas pesquisas em Agricultura de Precisão, a cidade de Não-Me-Toque quer mais uma vez mostrar que está à frente nos avanços da tecnologia para o campo. Na busca por inovações e com o intuito de comprovar sua vocação para o desenvolvimento da agricultura, o Poder Público, juntamente com o Sindicato Rural de NMT, Sistema Farsul, Cotrijal e Universidade Federal de Santa Maria, promove o 1º Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 12 e 14 de setembro, no parque da Expodireto Cotrijal.
O congresso promoverá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos técnicos e científicos e a exposição de indústrias e prestadores de serviços. Entre as atividades do evento está prevista a realização de painéis com palestrantes da Alemanha, Argentina e de universidades com foco em estudos de precisão, como UFRGS, Esalq/USP e UFSM.

Na oportunidade, serão demonstradas as experiências de sucesso com a tecnologia, os trabalhos científicos e as perspectivas de como a agricultura de precisão poderá atender o mundo em aspectos sociais, levando em consideração suas características de desenvolvimento sustentável, tanto para o meio ambiente quanto para a população.

O presidente do evento e do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Willibrordus Henricus Van Lieshout, acredita que o encontro vai levar tecnologia moderna para aumentar a produtividade. Já o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, destaca, principalmente, o foco do evento, que visa o aumento da produtividade e a unificação das áreas de produção.

Atualmente, o Brasil é um dos países, da América Latina, com maior potencial para o crescimento da agricultura devido a qualidade do solo, a abundância de recursos hídricos e a disponibilidade de mão de obra. O agronegócio brasileiro é responsável por 26,4% do PIB nacional e 39% dos empregos gerados. Neste contexto, o desenvolvimento da agricultura de precisão é o fator que faz estes números crescerem ano a ano e é com o objetivo de conquistar cada vez mais espaço nos mercados do mundo que comitivas de diversas cidades do país, como também do Paraguai e da Argentina, já confirmaram presença no congresso.

Segundo a comissão organizadora a procura pela participação em palestras, oficinas e painéis de estudantes e produtores rurais têm sido muito satisfatória. Centenas de pessoas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso já se inscreveram.

Empresas Expositoras
Espaços Externos – Augustin, AGCO, Base Assessoria, Carmetal, Evolução Serviços Agrícolas, Jan, Vence Tudo, Kuhn, Sebben, Semeato, Stara, Projeto Aquarius, Senar e INW Soluções.
Espaços Internos – Ceres Agrotecnologia, Ciclos, Grupo Floss, Schefel Consultoria, Allcomp, Analys – Agricultura de Precisão, Corijal, Drakkar Solos Consultoria, Falker Automação Agrícola, Fockink, Dobel, e Véritice Agrícola.

Programação
Dia 13 – Terça-Feira
Palestra 1: Sensores ópticos para fertilização nitrogenada em tempo real – Contribuição Européia para a América do Sul – com Jorge Jasper – Yara Hanninghof – Alemanha
Palestra 2: Variabilidade espacial e formas de aplicação a lanço de fertilizantes – com Ibanor Anghinoni – UFRGS
Painel Permanente: Avanços da agricultura de precisão na América do Sul – com Andrés Mendéz – Argentina, Ricardo Inamasu – Embrapa e Carlos Sperotto – Farsul.
Oficina 1: Fundamentos e prática da adubação nitrogenada a taxa variada com sensores ópticos.
Oficina 2: Sensoriamento Remoto.

Dia 14 – Quarta-Feira
Palestra 1: Maquinas Precisas – Situação atual e tendência futuras – com José Paulo Molin – Esalq/USP
Palestra 2: Manejo de lavouras para altos rendimentos – com José Antônio Costa – UFRGS
Palestra 3: Príncipios e aplicações do trafego controlado – com Carlos Trein – UFRGS.
Oficina 3 – Máquinas precisas: Regulagem e cuidados na operação de sensores de rendimento, calibrações de equipamentos a taxa variável, pré-requisitos para eficiência de escarificadores mecânicos na descompactação do solo.
Oficina 4 – Clinica Básica de Agricultura de Precisão

Acesso ao Evento
O acesso ao evento será livre, ou seja, todos poderão assistir às palestras que acontecerão pela manhã e ainda as apresentações dos painéis com o tema “Avanços da Agricultura de Precisão na América do Sul’. Para participar das Oficinas é necessário uma pré-inscrição, com limite de vagas.
Durante todo o evento haverá a apresentação de dinâmica das Máquinas Precisas.

O I Congresso Sul-americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas é uma realização da Administração Municipal, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade de Santa Maria e Cotrijal. Tem como patrocinador Jan, Stara e Senar. E como apoiador do evento o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária.

História
Nos anos 2000 nasceu o Projeto Aquarius, formado por um grupo de empresas privadas que, aliadas a Universidade Federal de Santa Maria, tinham como objetivo comprovar a eficácia da Agricultura de Precisão. Para tal tarefa foi escolhida uma fazenda, onde seriam iniciados os estudos e análises dessa ferramenta, que até então era cercada de incertezas. A fazenda utilizada para os estudos foi a Fazenda Anna, localizada em Não-Me-Toque.

Passados nove anos de sucesso nas pesquisas, que podem ser comprovados pela sua adoção da Agricultura de Precisão em escala comercial, em 2009 Não-Me-Toque foi intitulada como a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, um reconhecimento em prol do pioneirismo e difusão desta tecnologia em todo o Brasil e também no exterior.

Agência Da Hora

About Agência Da Hora