A manhã típica de homenagens relativas ao 7 de setembro foi marcada por um ato diferente em Santa Rosa: o desfile que começou por volta das 9 horas da manhã foi acompanhado por um grupo de jovens que entrou na avenida carregando cartazes com frases de ordem protestando pacificamente contra a corrupção governamental do país.
A mobilização começou através das redes sociais, onde grupos maiores já se organizavam em outras cidades e estados. A iniciativa no município de Santa Rosa partiu de um pequeno grupo de jovens, os quais mobilizaram a USES (União Santa-rosense de Estudantes) para chamar alunos de escolas e entidades.
No protesto, estiveram presentes cerca de 40 jovens mascarados e vestidos de preto. O grupo desfilou com faixas contendo mensagens como “Não alimente a corrupção, é você que paga essa conta”, “Chega de corrupção”, “Apenas buscamos uma nação mais digna e justa”, e houve também a distribuição de máscaras para a população que assistia ao desfile. “Desde o início da organização, ficou combinado de que não haveria alvoroço e gritarias. Caso a polícia decidisse intervir, sairíamos em paz. Não é um protesto contra a cidade, só queremos mudar a opinião do povo porque os políticos são frutos da decisão deles”, diz um membro do grupo que não quis se identificar.
Dentre os muitos que assistiam ao desfile, poucos aderiram à ideia das máscaras: as que foram entregues no palanque ficaram nas mãos de políticos e autoridades do município. “A ideia de um protesto é muito importante, concordei com a ideia do silêncio pois é a melhor forma para se começar, depois precisa-se agir com outros meios e em outras oportunidades, porque a grande corrupção está no poder público que traz muitos danos para a comunidade nacional”, relata um cidadão que assistia ao desfile.
O prefeito da cidade, Orlando Desconsi, disse que “o protesto faz parte do processo democrático, pois o povo tem direito de manifestação dentro de determinados princípios. A polícia federal tem tido liberdade para desvendar casos de corrupção que já fazem parte da cultura brasileira, como o jeitinho brasileiro. O povo precisa se dar conta de que sonegar imposto, desviar verba pública, depredação, também são dadas como corrupção. Nós vivemos um momento em que o Brasil tem lutado contra a corrupção“.
Quando questionado sobre Santa Rosa, o prefeito diz que a cidade não possui casos de corrupção, e todas as manifestações do governo municipal são vistas no “site transparência” da prefeitura.
Bárbara H. Corrêa / Da Hora
Deixe um comentário