Uma cobra como animal de estimação?

Há pessoas que tem como animal de estimação gatos, cachorros, coelhos, peixes e também há aquelas que têm cobras. Isto mesmo, cobras. Esta foi a escolha de Solange Becker, professora de Geografia, história e ensino religioso.

Segundo ela, tudo começou quando estava fazendo um trabalho de pesquisa no interior de Agudo, no dia 10 de novembro de 2006, e viu uma cobra levando machadadas de um agricultor. Resolveu então recolher a cobra e levá-la ao veterinário Edson Salomão. A partir deste episódio, a cobra da espécie caninana, passou a morar com Solange em seu apartamento, ganhando o nome de Pinta.

Depois disso, o assunto foi se espalhando pela cidade, o que provocou diversas reações. Alguns davam apoio pela preservação e outros há rotulavam de doida, dizendo que as cobras deveriam ser exterminadas. Os familiares e amigos quando descobriram ficaram assustados, pois viam as cobras como animais que não são confiáveis.

Foi isso que deu ânimo a Solange de ter a tutela da cobra, e passar a desenvolver um projeto de conscientização das pessoas de que elas não atacam se não se sentirem ameaçadas, e que são tão importantes como qualquer outro animal. Neste projeto, Solange faz palestras com o auxilio de audiovisual, textos, fotos e panfletos, e como conteúdo tem a declaração universal dos direitos dos animais, o conhecimento da cadeia e teia alimentares, dados científicos da cobra caninana, nome cientifico “Spilotes Pullatos” e históricos de seu dia-dia.Ao final, há a apresentação de Pinta, sempre respeitando seus limites.

Dalva Streck / Da Hora

About Agência Da Hora