Nesta noite do dia 12 de setembro, realizou-se no auditório da URI de Frederico Westphalen, às 20 horas, a segunda exibição do ciclo 2011/2 do projeto Cinear-te. “The Dreamers” (Os Sonhadores) foi o longa metragem escolhido para a noite. Com abordagens realistas sobre relacionamentos de amizade e intimidade, o filme prendeu a atenção dos espectadores do início ao fim, principalmente pelos aspectos de produção, como a sua fotografia, trilha sonora, texto instigante e a grande presença de alusões a filmes, atores e diretores clássicos do cinema.
Essa ferramenta de alusão possibilitou às pessoas que o assistiam uma viagem para dentro da história da Revolução Estudantil em Paris nos anos 1960 e um pulo para a cultura da época.
Logo após o encerramento do vídeo, foi realizado um debate aberto ao público para contextualizar o filme sobre os movimentos da época. Segundo a acadêmica de Letras da URI, Tuane Silveira, “essa é uma atividade dinâmica e prazerosa, pois, além de assistirmos aos filmes, temos a oportunidade de discuti-los. E assim desvendamos aspectos que deixamos passar despercebidos quando apenas observamos as cenas”.
O filme é uma obra de origem britânica, francesa e italiana, com direção de Bernardo Bertolucci, e sua classificação ronda as margens de um bem elaborado romance.
O próximo longa a ser apresentado será “Adeus, Lenin”, no dia 26/09, no mesmo local.
Manoella F. Fiebig / Da Hora
Deixe um comentário