Festejos da Semana Farroupilha mobilizam São José das Missões

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra”. Foram com essas palavras que a comissão organizadora do 1° Acampamento Farroupilha e Nativista anunciou o inicio dos festejos no município de São José das Missões.

Sexta feira, 16, às 9h30 da manhã, munícipes, secretários e autoridades do município se reuniram em frente à prefeitura municipal para fazer a abertura oficial da Semana Farroupilha, que seguiu até as 19h de ontem, 18/09.

Algumas palavras foram suficientes para mostrar a alegria e a empolgação de todos com os preparativos da festança. Após entoarem os Hinos Nacional e Rio-Grandense, a população se deslocou para a praça municipal onde estava montado o acampamento, para participarem da mateada. O espaço para circulação era pouco, pois havia muitas barracas espalhadas.
“Nosso objetivo é que o acampamento se torne um evento tradicional”, disse Paulo H. Stürmer, secretário da educação e membro da comissão organizadora.

Alunos da rede estadual e municipal mostraram seus talentos e preencheram a tarde de sexta com cantos, prosas e declamações.

No sábado, além do tradicional chimarrão, o programa ‘Sábado dos Esportes’, da rádio comunitária De Vanguarda FM do município, foi apresentado do palco central da praça e transmitido ao vivo. Pela parte da tarde, artistas locais e regionais estiveram fazendo apresentações.

No domingo, 18, às 10h da manhã, as ruas ficaram cheias e coloridas: a homenagem do dia da pátria, que havia sido transferida, uniu-se às da semana do gaúcho e engrandeceu o evento. Neste ano, o desfile contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Policia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e pelotão Mirim.

Os festejos seguiram até as 7h da noite e se encerraram após agradecimentos das autoridades aos organizadores pelo trabalho de equipe realizado nesses três dias e ao número de pessoas que prestigiaram o evento.

“É isso que o nosso município precisa, algo diferente. A cultura dos nossos filhos depende disso”, ressaltou Claudio Tasso, diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves.

Viviane Lara / Da Hora