A Rua dos Arcos, no centro de Frederico Westphalen, podia ter outro nome neste domingo. O móvito: além dos arcos que cobrem parte da travessia, ocupavam a rua diversas viaturas do Exército brasileiro, que está instalado no município desde o último dia 14, para realização de operações de fronteira.
A imponência dos veículos blindados e a versatilidade dos carros de apoio impressionaram quem passou por ali a partir das 10 horas. O movimento ao redor das viaturas foi intenso, motivado pela curiosidade que a população possui em relação aos assuntos ligados à Força Militar.
Carlos Roberto Aguirre (49) trouxe a família para conhecer os veículos e fazer algumas fotos, ele comenta que é interessante poder conhecer de perto essas coisas que não fazem parte do cotidiano e, inclusive, quebrar preconceitos: “a gente tem aquela imagem de que é perigoso, mas na verdade é bem o contrário, eles servem pra nossa segurança”.
Foram 19 viaturas expostas, todas integram a frota da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, que é a de maior porte de combate dentre todas as Brigadas do país. A intenção foi de trazer um tipo de cada veículo que está sendo utilizado na operação em Frederico Westphalen, por isso, quem passou pelo local pôde ver desde carros de transporte de pessoal a plataformas para transporte de veículos e até uma oficina móvel. Dentre os expostos estavam também três carros de combate blindados – aqueles conhecidos como tanques -, que foram trazidos apenas para a exposição.
A euforia era visível na reação de Christopher Niederauer (12), ao desembarcar do Leopard 1A5 – um carro de combate blindado, com controle interno e torre armada com canhão – que ele viu pela primeira vez na exposição: “é muito diferente do que eu imaginava, dentro é grande e cheio de botões, o soldado me disse que é muito moderno”.
Cada viatura era acompanhada de um ou mais militares, que prestaram informações sobre os seus usos. Eles também auxiliaram os curiosos que queriam, além de olhar de perto, subir e conhecer o interior dos veículos. Na viatura blindada de transporte de pessoas – chamada de VBTP -, o Sargento Jandir Pereira dos Santos – do 29º Batalhão de Infantaria Blindada – fez a alegria das crianças, que puderam conhecer o veículo anfíbio por dentro e fazer pose para as fotos usando os capacetes de segurança e a boina do militar.
“É algo que não tem aqui, então é importante que se traga para que a população conheça, até para que todos vejam esse trabalho que é contínuo e centenário”, avaliou Valmir Cezar (49), que já serviu no Exército e passou pela exposição onde, ele conta “me trouxe recordações de um tempo bom, que foi quando eu fiz parte disso tudo”. Roberto veio com o filho, Ricardo Cezar, de apenas dois anos, que se perdia entre as viaturas, encantado. “O epipótero”, disse o pequeno, quando perguntado sobre o que queria ver ali na exposição. O helicópetero não estava exposto, mas os demais veículos foram mais do que suficientes para que o garotinho se entretivesse durante toda a manhã.
A exposição de viaturas não estava prevista durante a passagem pelo Exército em Frederico Westphalen, a pedido da população, a programação foi organizada e o domingo foi uma experiência de aproximação e quebra de mitos de muita gente que passou pelo local. “Esse contato é muito válido, tivemos uma receptividade excelente das pessoas aqui, tanto no município quanto nos postos onde paramos os veículos”, conta o Capitão Roberto Vladimir Camboim de Souza – do 29º Batalhão de Infantaria Blindada. Segundo o Capitão, a comunidade vem reconhecendo e colaborando com o trabalho do Exército, a programação foi uma maneira de “corresponder a essa boa recepção que tivemos”.
Operação Ágata II
A 6ª Brigada de Infantaria Blindada encontra-se na região trabalhando na Operação Ágata II – que compreende toda a área de fronteira do Brasil e tem o intuito de coibir crimes ambientais, tráfico de ilícitos, contrabando e descaminho. Ao todo, cerca de 730 homens atuam na operação nesta região, que tem um posto em Frederico Westphalen e outro na cidade de Planalto.
Fabiana Paza / Da Hora
Deixe um comentário