De vestido de bolinhas, as professoras foram homenageadas na noite de sexta-feira 14, a partir das 20 horas, onde aconteceu no salão da Igreja Bom Pastor, em Seberi, uma festa em comemoração ao Dia do Professor, relembrado em 15 de outubro. A festa contou com a participação de professores da rede municipal e acompanhantes, patrocinadores e autoridades da cidade. O ambiente estava decorado segundo a temática, tendo inclusive uma lambretta. A Banda Etna, de Erechim, veio para embalar a noite regada a rock’n’roll e músicas clássicas dos anos 60.
Rogério Oleviecki, guitarrista da Etna (que iniciou suas atividades em 1991), acredita que há poucas bandas que trabalham com a temática dos anos 60. Oleviecki descreve a banda como especializada em anos 60 e vanguarda, porém não se prende só a esse estilo.
Os 8 integrantes da banda Etna, segundo Oleviecki, possuem uma profissão principal (médico, advogado, produtor musical, farmacêutico), e a banda é trabalhada como hobby. No sentido da educação, ele ressalta que, assim como os professores que têm a missão de formar pessoas, a música tem o papel de transmitir formação, cultura e educação. Ele destaca o papel que a música vem adquirindo, sendo incluída por vezes na grade curricular de instituições de ensino.
A abertura da festa ocorreu com o discurso de autoridades da cidade, como o vice-prefeito Luiz Queiroz, o secretário de Educação, Cultura e Desporto Francisco Trevisan, o vereador Adilson Balestrin, a presidente do Conselho Municipal de Educação Terezinha Rabaioli, e os patrocinadores. Em seguida, foi servido o jantar.
A professora municipal Ana Maria Vigne destaca que é a festa é uma maneira saudável de poder relembrar os velhos tempos, saindo das homenagens formais para um clima mais descontraído, com muita alegria, onde os participantes tem a possibilidade de relembrar velhas amizades.
Voltando ao protocolo, a festa prosseguiu com uma dança artística representada pelos membros da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura e diretores da rede municipal e seus acompanhantes. A dança terminou com a integração do restante dos participantes, que relembraram os velhos tempos ao som de sucessos dos anos 60.
Rejane Minuzzi, professora da APAE, Cantinho da Esperança, conta que achou o tema maravilhoso, sendo divertido contar com o figurino e as músicas que ela gosta. Ela destaca a beleza da decoração e o cardápio, “que estavam ótimos”. Rejane também lembra que faltaram bastante colegas.
Daniela Prado / Da Hora
Deixe um comentário