A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e foi criada com o objetivo de dar assistência às crianças carentes. Em Palmeira das Missões, a Pastoral da Criança atua em várias localidades dentro do município.
Às 16 horas do dia de hoje, 20 de outubro, aconteceu a festinha de encerramento do Mês das Crianças na Pastoral da Criança, no bairro Seis de Maio, em Palmeira das Missões. A comemoração iniciou com a pesagem de crianças de 0 a 6 anos incompletos, o que acontece praticamente todo mês. De acordo com o peso de cada um, anotado em uma caderneta com os dados pessoais das crianças, é acompanhado o desenvolvimento de cada membro do grupo.
A pesagem foi feita com um lençol amarrado nas extremidades formando um ‘U’ onde eram colocadas as crianças. Desta forma, foi introduzido o ferro de balança na parte mais alta do lençol, onde se obtinha o peso aproximado de cada uma.
Após a pesagem, foi realizado um momento de oração e música. E então foi aberta, oficialmente, a festinha das crianças: com direito a bolo, refrigerante e brincadeiras. Ao término, as voluntárias da Pastoral da Criança ainda distribuíram balões, pirulitos, balas e salgadinhos para todas as crianças que lá estavam.
As voluntárias costumam acompanhar as crianças carentes desde a gravidez das mães: “Nós conhecemos cada um, desde antes deles nascerem”, comenta Dona Margarida, coordenadora da Pastoral da Saúde de Palmeira das Missões e que ajuda, voluntariamente, nas ações da Pastoral da Criança.
Manoella F. Fiebig / Da Hora

Deixe um comentário