Jornada Acadêmica do Cesnors mostra trabalhos de pesquisa à comunidade

Comunidade da região pode conhecer a produção em pesquisa e extensão feitas por alunos do Cesnors em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

Acadêmicos conferem banners expostos no campus de Frederico Westphalen. Foto: Adilvane Spezia.

Um momento de interagir com a comunidade. A primeira edição da Jornada de Pesquisa Integrada organizada no Centro de Educação Superior Norte – RS (Cesnors/UFSM) quinta e sexta-feira movimentou 300 alunos nos dois campi. Em Frederico Westphalen foram apresentados ontem 150 trabalhos com os resultados de pesquisas e ações de extensão, com representações dos setes cursos da instituição na cidade.
Para Juliana Borela, estudante do 2º semestre do Curso de Agronomia é importante ter acesso à comunidade.
É interessante porque o público tem contato com o trabalhos – revela a estudante que apresentou um trabalho sobre trabalho sobre a determinação do nível de perfilamento da cana de açúcar em Frederico.
Para um dos organizadores do evento, o professor do Curso de Relações Públicas, André Quiroga, o objetivo da JAI é dar visibilidade aos trabalhos produzidos pelos alunos tanto em Frederico Westphalen quanto em Palmeira das Missões.
Já existe uma JAI em Santa Maria, mas a comunidade local não fica sabendo dos que é produzido por aqui. Então organizamos esta mostra interna – explica Quiroga.
O responsável pelo Gabinete de Projetos (GAP) do Cesnors, Claudiosir Roque dos Santos também considera que é necessário trazer os trabalhos para público e mostrá-los aos colegas.
Esta é uma primeira edição. Estamos aprendendo como organizar a mostra. Mas é muito boa a experiência de mostrar o que foi produzido para os colegas e para a comunidade – afirma Claudiosir.
Hoje à tarde os trabalhos da JAI do Cesnors se encerram com palestras.Agência Da Hora