Tratamento de Efluentes é o principal assunto da manhã do segundo dia da II SAEAMB

Segundo dia de palestras contou com a presença da professora Janaína Chaves, da UPF. Foto: Joana Schumann.

Hoje, 26, a segunda Semana Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental (SAEAMB) da UFSM/CESNORS deu continuidade a palestras e trocas de conhecimento entre especialistas e acadêmicos. O evento que teve início ontem, 25, ocorrerá até a próxima sexta-feira, 28, no auditório da Escola Cardeal Roncalli, que fica no Centro da cidade de Frederico Westphalen.

Na manhã de hoje, esteve presente como palestrante a professora Janaína Chaves, da Universidade de Passo Fundo (UPF). A professora abordou temas como poluição da água, tratamento e reutilização de efluentes, e também novos estudos nessa área, dando como exemplo um estudo de sistemas biológicos com plantas. A palestra foi de grande interação entre Janaína e os estudantes presentes, com perguntas e respostas de ambas as partes.

Em um segundo momento da manhã, o cronograma da II SAEAMB previa a palestra intitulada “Pré-Sal – questões energéticas”, por João de Moraes, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), do Rio de Janeiro. Portanto, devido a um imprevisto com o aeroporto de Chapecó-SC, João de Moraes não conseguiu comparecer. A palestra dele foi então remarcada para amanhã, 27, às 19 horas. Dessa forma, a professora Eliane Pereira, o professor coordenador da SAEAMB Pedro Kemmerich e o engenheiro Rodrigo Dotto se disponibilizaram para debater questões de interesse dos acadêmicos no espaço de tempo vago. Foram discutidos assuntos como a diferenciação de Engenharia Ambiental para com a Engenharia Sanitária, questões de agrotóxicos, destino final de resíduos, entre outros.

Em entrevista, a acadêmica Mariele Fioreze, do 5º semestre e primeira turma do curso, comentou que o evento tem se mostrado muito bom e proveitoso, e que fora também muito bem organizado. Ela acredita na importância de discussões sobre o campo de trabalho e atuações do engenheiro ambiental. “Ajudam a gente a se localizar e refletir sobre qual caminho tomar depois que nos formarmos”, afirma Mariele.

 

Joana Schumann / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora