O dia de quem serve ao público

Hoje é um dia especial para os brasileiros que atuam junto ao funcionalismo público. A data homenageando os profissionais foi instituída pelo ex-presidente Getúlio Vargas em 1937, quando foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil.

Conforme o assistente administrativo Gustavo Leães Gomes, que trabalha na Secretaria dos Cursos do CESNORS/UFSM de Frederico Westphalen desde janeiro deste ano, é muito bom servir ao público, pois é possível aprender muitas coisas e conhecer pessoas de diversos lugares diariamente. “O que me fez começar a estudar e entrar para o funcionalismo público foi a estabilidade e saber que faria parte de uma coisa maior, que traria benefícios à sociedade. Acho que todo o servidor público tem consciência de que devolve um pouco de seu trabalho à comunidade externa”, conta Gustavo.

Para ele, é gratificante atender aos estudantes. “Trabalhamos com todos os documentos dos alunos que dizem respeito a sua situação junto à universidade, como atestado de frequência, por exemplo”, completa.

Em Frederico Westphalen, o feriado foi decretado como ponto facultativo, com exceção para as Secretarias de Obras, Viação e Serviços Urbanos; Saúde e Meio Ambiente; e Agricultura, além da coleta de lixo.

Cristiane Luza / Da Hora