Outubro Rosa proporcionou atendimento especializado a mulheres no Posto de Saúde de Frederico Westphalen

Quem esteve esta semana no Posto de Saúde de Federico Westphalen, se deparou com uma imagem inusitada: decorações em rosa, com balões e fitas, mulheres tendo suas unhas pintadas em tons rosa e lanches, puderam ser vistos desde segunda-feira.

Este foi um dos eventos do Outubro Rosa, em que quatro enfermeiras, Cassia Pinheiro, Adriana Lutz, Graziela Rossato e Viviane Cerutti, atendiam às mulheres que iam fazer exame do colo do útero. Desde segunda, passaram em torno de 160 mulheres pelo posto das 18h até as 21h, horário marcado especialmente para o evento, para que todas as mulheres pudessem fazer seus exames.

“Eu acho muito bom o que estão fazendo. Este horário é muito bom para as mulheres que não tinham tempo para vir fazer os exames”, disse Nelita de Oliveira, uma das mulheres atendidas.

O câncer no colo do útero é o mais comum entre as mulheres brasileiras. Segundo o site ABC da Saúde, corresponde a 24% de todos os tipos detectados. O quadro clínico das pessoas que possuem este câncer pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente, secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados da doença.

Em Frederico Westphalen, o número de exames feitos para detectar este tipo de câncer estava baixo, ao contrário do câncer de mama, daí a opção adotada no Outubro Rosa. Quanto mais cedo for detectado o câncer, maior será a chance de cura.

 

Daniela Streck / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora