Por volta das 13h40min da tarde de domingo, 30/10, teve início o 1° encontro de invernadas tradicionalistas em São José das Missões. O evento contou com a participação de 14 invernadas de seis municípios: Novo Barreiro, Pinhal, Erval Seco, Jaboticaba, Boa Vista das Missões e São José das Missões. As apresentações foram da categoria Pré-mirim a Xiru.
O evento foi uma parceria entre a Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves e o departamento tradicionalista do município.
Em São José, a invernada juvenil Castro Alves surgiu a partir da aprovação de um projeto elaborado pela professora de letras da rede estadual e coordenadora da invernada, Vanda Cescon, criando-se assim na escola o departamento tradicionalista de dança gauchesca. Hoje conta com 24 dançarinos, 12 casais na categoria juvenil, tendo o apoio da prefeitura municipal e dos pais dos integrantes.
Segundo a professora Vanda, a cultura gaúcha é uma cultura de vida, em que se aprende mais do que dança, se aprende noções de cordialidade, família e respeito ao próximo. “Meu alvo é trazer o CTG para o município, pois ainda não temos um, e essa é casa nata das invernadas”.
Os grupos que participaram do encontro são coordenados pelo mesmo instrutor, Junior Bones, professor de Palmeira das Missões.
Viviane Lara / Da Hora
Deixe um comentário