Candidatos à diretoria do CESNORS falam sobre a importância dos cursos de Comunicação Social

Durante o debate, ambas as candidaturas enfatizaram que todos os cursos têm a mesma importância, por isso merecem a mesma atenção. Foto: Kelin Ponciano.

Os candidatos à diretoria do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS – UFSM), com campi em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, participaram na tarde desta quinta-feira, no auditório do Colégio Agrícola, de um debate organizado pela comissão eleitoral acerca das propostas para a gestão 2012/2016. Compõem as chapas Clóvis da Ros, a diretor, juntamente com Rafael Lazzari, a vice-diretor, bem como o atual diretor do CESNORS, Genesio Mario da Rosa, e sua candidata à vice-direção Liane Righi.

Dezenas de estudantes, professores e funcionários da instituição de FW presenciaram a discussão que durou cerca de duas horas. O evento seguiu a forma de pergunta-resposta; a plateia remetia papeis com as questões e os candidatos as respondiam. A primeira da lista foi relacionada à importância dos cursos de Comunicação Social no Centro, planejamentos para a área e a possibilidade dos mesmos serem transferidos para Palmeira das Missões. Atualmente, são ofertados na academia Jornalismo e Relações Públicas, este último com ênfase em Multimídia.

Os candidatos a diretor Clóvis da Ros e à reeleição Genesio Mario da Rosa disseram que não haviam ouvido falar sobre a transferência dos cursos para Palmeira das Missões. Ambos enfatizaram que cada curso tem a sua importância, por isso devem ser tratados da mesma forma. “Temos que reforçar muito nossa gestão em cima de Comunicação. Esse é um departamento que precisa, sim, ser instigado e que dê mais resposta para os fluxos de nossa gestão. Precisamos trabalhar em cima de todas as áreas, e em relação a esta, em específico, dar preferência a laboratórios, professores e técnicos administrativos”, realçou Genesio.

Já Clóvis afirmou que, nos cursos da área de comunicação, “há algumas questões pontuais com relação à infraestrutura – técnicos – que precisam ser trabalhadas não como forma prioritária, mas como conteúdo que nós precisamos veicular em todos os cursos de impactagem e todos terem respaldo no nome da universidade”.

As urnas estarão disponíveis para votação das 9h às 21h do dia 9 de dezembro. Na próxima terça-feira, pela manhã, haverá debate no campus de Palmeira das Missões.

Cristiane Luza / Da Hora