Tarso Genro participa da abertura oficial da Exposeb 2011

Tarso profere discurso na abertura da Exposeb 2011. Foto: Daniela Prado.

Pela primeira vez na história da Exposeb, o governador veio visitar e participar da cerimônia de abertura da feira. Às 2h da tarde desta sexta-feira, 4, no pórtico de acesso à exposição, reuniram-se prefeitos da região do Médio e Alto Uruguai, organizadores da feira, soberanas e a população local para presenciar a abertura da Exposeb 2011, e a vinda do governador gaucho Tarso Genro a Seberi. Foram liberados 1 milhão de reais em verbas públicas para a aquisição de equipamentos para a cidade.

O vice prefeito Luiz Queiroz dirigiu o protocolo, sendo que o presidente da feira, Elton Cocco, proferiu suas palavras, e em seguida o prefeito municipal Marcelino Galvão Bueno Sobrinho também deu as boas vindas ao público presente e em especial ao governador do estado.

Sobrinho destacou a importância da feira para a região como forma de valorizar os produtos produzidos aqui e fomentar a indústria local e regional, além da valorizar o comércio local. A grandiosidade da feira também foi mencionada por Sobrinho.

Tarso Genro, governador gaúcho, apresentou um panorama dos projetos que estão em funcionamento no estado, e que vão beneficiar o desenvolvimento do mercado gaúcho. Tarso falou sobre a valorização da base produtiva, que quando fortalecida atrairá grandes empresas multinacionais que vêm ao encontro do desenvolvimento do estado.

A valorização da produção nas terras gaúchas foi o foco da fala de Tarso Genro, em que ele caracterizoua o sistema produtivo gaúcho como “invejável para todo o país”. Ele também pontuou a necessidade de estar ligado ao poder central do país para a realização dos projetos.

A participação cidadã esteve presente no discurso de Tarso, no sentido de investir na participação do povo gaúcho nas decisões, de forma a poderem sugerir e debater. Ele reportou a governos anteriores, como o de Yeda Crusius, que incluiu em sua gestão a consulta popular, que serve de exemplo ao modelo citado por Tarso.

“Não estou representando um partido, estou falando em nome do povo gaúcho, e o meu governo vai ser de incorporação do povo, e do trabalho”, destacou.

Estudantes analisam helicóptero em que Tarso veio para Seberi. Foto: Daniela Prado.

O discurso de Tarso Genro foi finalizado com a liberação de verba de 1 milhão de reais para a compra de equipamentos para a cidade. Essa verba está vinculada a um projeto de 30 milhões de reais, que serão distribuídos conforme as necessidades do Estado.

A parte da solenidade, a chegada de Tarso Genro de helicóptero, que ficou pousado no campo do Esporte Clube Cruzeiro, movimentou o local. A população seberiense foi conferir, e inclusive uma turma de alunos de primário da Escola Alfredo Westphalen, que, segundo a professora da turma, havia aprendido a letra “H” na aula de hoje, teve a oportunidade de ver um helicóptero de perto.

Daniela Prado / Da Hora